Copa Mundial de Futebol de Robôs terá humanóide com escudo da Chapecoense
29 de junho de 2017Numa outra versão do tradicional futebol, uma homenagem à Chapecoense. O ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – participará, em julho, na cidade de Nagoya, no Japão, da Copa Mundial de Futebol de Robôs. E na confecção dos humanóides que disputarão a competição, a menção ao time alviverde: O primeiro Robô recebeu o nome de “Chape”, em homenagem ao Verdão.
O uso da marca foi solicitado de forma oficial ao Clube, que analisou a situação e autorizou a utilização da imagem. Para Juliana Sá Zonta, Gerente de Marketing da Associação Chapecoense de Futebol, a intenção do ITA em homenagear a Chapecoense evidencia a simpatia do Clube. Além disso, estampar o “ACF” no Robô é uma forma de valorizar e propagar a marca, considerando, principalmente, que a Copa do Mundo da categoria será disputada no Japão. Juliana afirma, ainda, que o escudo da equipe alviverde dará sorte à equipe do ITA. “Vamos mostrar que batemos um bolão, também, nesta outra modalidade do futebol”, finalizou.
O trabalho de fabricação do robô iniciou ainda em fevereiro e, num ritmo acelerado, o processo foi concluído no final de Maio, mas, além disso, foram vários meses de planejamento envolvendo o projeto, a modelagem e simulações, o que demandou muita dedicação de todo o grupo – composto por mais de 60 alunos. Segundo Daniela Vacarini, engenheira mecânica integrante da equipe de robótica, o trabalho que vêm sendo desempenhado por eles é uma junção do futebol e da tecnologia e, por isso, a intenção de dar ao Robô o nome de Chape, um time brasileiro e pelo qual afirmam sentir muita empatia.
O desenvolvimento de humanóides jogadores de futebol ainda é uma novidade a nível mundial, já que é necessário replicar nos robôs os movimentos e as funções básicas de um ser humano para, então, poder andar, chutar e enxergar a bola, por exemplo. Ainda assim, o empenho é considerado extremamente válido pelo ganho intelectual que proporciona aos envolvidos no projeto.
Texto: Alessandra Seidel | Foto: Divulgação