Prefeito Luciano Buligon é eleito presidente do BRIPAEM

Prefeito Luciano Buligon é eleito presidente do BRIPAEM

6 de dezembro de 2017 Off Por Chapecó



  • Na tarde desta quarta-feira (6), o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon foi eleito o presidente do BRIPAEM – Bloco Regional de Intendentes, Prefeitos, Alcaldes e Empresários do Mercosul. O evento aconteceu em Buenos Aires na Argentina.

    O bloco foi constituído em audiência realizada na Sede da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI). Participaram parlamentares, autoridades e empresários da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai.

    O BRIPAEM foi constituído como uma associação civil sem fins lucrativos que visa trabalhar na articulação de atividades dos setores público e privado nas áreas de economia, ciência, cultura, artes, turismo, esportes, educação e em ações que promovam o desenvolvimento humano dos países membros e associados ao Mercosul. O Bloco é composto por prefeitos, intendentes, alcaldes e empresários da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai.

    Buligon destacou que “com o BRIPAEM podemos somar forças para concretizar e definir políticas de casos concretos, e alcançar a integração. O Bloco exige a participação das instituições públicas e privadas de diferentes esferas para promover a integração, pois as fronteiras não são problemas, mas soluções. É importante que organizações como o OEI colaborem com o nosso trabalho, precisamente porque têm o saber de como contribuir para a resolução de casos de cidadania”.

    O Prefeito de Chapecó e presidente do BRIPAEM antecipou que um dos primeiros desafios será conquistar autorização para viabilizar a Rota do Milho, uma nova alternativa para o transporte de grãos por localidades do Paraguai, Argentina e Oeste Catarinense. “Ontem estivemos reunidos com o Secretário de Fronteiras, Luis Henrique Green, que tem status de Ministro e é a autoridade que libera o trânsito de produtos. Acreditamos que ainda este ano possamos ter a liberação para implantar a Rota do Milho”, complementou.

    Informações: Prefeitura Municipal de Chapecó.