Operação 4 mil é realizada com sucesso em SC
13 de agosto de 2018No último final de semana, na cidade de Chapecó, como em todos os cantos do Estado, foi realizada mais uma edição da Operação 4 Mil, que somou 4 mil policiais militares nas ruas de Santa Catarina.
Em Chapecó a operação contou com aproximadamente 40 policiais militares e 15 viaturas, além do policiamento ordinário, grande parte do efetivo empregado foi do administrativo.
A operação atacou em três frentes:
1 – fiscalização de apenados em saída de sete dias (dois pais) e também detentos em regime de prisão de albergue sem recolhimento, prisão domiciliar e outras situações que prevejam que não podem sair de suas casas.
(dezenas de casas foram visitadas, alguns endereços não foram localizados, alguns detentos não estavam no endereço informado – tudo será encaminhado ao juiz de execuções penas para providências cabíveis).
2 – fiscalização e prevenção no trânsito, com foco especial na fiscalização da lei seca.
(dezenas de condutores foram autuados, muitos por se recusar a fazer o teste de bafômetro, outros por terem feito e o resultado ter sido positivo. Além disso, diversas outras infrações foram fiscalizadas. Com o policiamento nas ruas, os criminosos também não, fazendo a prevenção a crimes diversos)
3 – fiscalização de bares e similares, onde além da situação do estabelecimento, frequentadores são revistas em busca de drogas, armas ilegais e outros ilícitos.
(além da verificação das condições legais para funcionamento, um dos principais objetivos também é assegurar que as pessoas que lá estejam, possam desfrutar de um ambiente seguro, sem armas ilegais, drogas, foragidos da justiça e outras situações que possam gerar perigo).
Além disso, rondas e abordagens preventivas foram realizadas durante todos os deslocamentos.
A operação ocorreu na noite de sexta e sábado e teve uma interação com moradores locais.