Polícia Civil deflagra “operação laranja mecânica” e desarticula esquema revenda de veículos de luxo clonados e prende receptadores em Chapecó
19 de agosto de 2018A Polícia Civil de Chapecó, por meio da Divisão de Investigação Criminal – DIC, deflagrou na tarde de ontem, dia 17 de agosto de 2018, operação policial voltada à repressão de crimes de receptação, estelionato e adulteração de veículos automotores.
As investigações duraram aproximadamente um mês até a identificação do esquema e culminaram com a prisão de dois indivíduos na tarde deste dia 17 de agosto de 2018.
Conforme apurado, ambos se valiam de uma revenda de veículos localizada no centro de Chapecó/SC para o repasse de automóveis oriundos de crimes e com sinais de identificação adulterados.
Até o momento, ao menos 4 (quatro) automóveis de luxo avaliados em cerca de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) foram identificados como oriundos de roubo, furto e estelionatos praticados tanto em Santa Catarina quanto no Rio Grande do Sul.
Na operação policial, foi apreendido um Range Rover Evoque (furtado no Rio Grande do Sul), um Mercedes-Benz C180 (com sinais de identificação adulterado), um Fiat Toro Volcano (objeto de estelionato em Santa Catarina) e um Ford Ecosporte (com sinais de identificação adulterado), todos eles com características claras de adulteração de sinais alfanuméricos de fábrica.
As informações obtidas apontam que os automóveis serviriam tanto para a prática de estelionatos por meio de seu repasse a terceiros de boa-fé, bem como para o transporte de ilícitos como drogas e cigarros contrabandeados.
Os responsáveis responderão pelos crimes de receptação qualificada pela utilização de meio comercial, adulteração de sinal identificador de veículo automor e, possivelmente, pelo delito de estelionato.