Mesários recebem capacitação para atuar nas eleições do dia 07 em Chapecó
21 de setembro de 2018Voluntários e convocados passaram por treinamento teórico e prático. A principal novidade deste ano é a biometria.
Desde o começo do mês de setembro, 960 mesários revezaram entre as turmas que receberam capacitação no Tribunal de Júri, do Fórum de Chapecó. Os participantes são presidentes e primeiros mesários de Chapecó, Coronel Freitas, Paial, Guatambu e Cordilheira Alta. Foram duas horas e 30 minutos de informações sobre como proceder no atendimento aos eleitores e em situações adversas. Segundos mesários e secretários tiveram acesso a um curso a distância, feito pela internet.
De acordo com a chefe de cartório da 94ª zona eleitoral, Cristiane Casagrande, a principal novidade deste ano é a biometria que é o uso da digital da pessoa para assegurar a identificação de cada um. “Na nossa região, o cadastramento biométrico foi facultativo. Além dos dados coletados no Cartório Eleitoral, o Instituto Geral de Perícias (IGP) repassou o banco de dados para que possamos agilizar o cadastro biométrico que será validado na hora da votação. Será uma eleição híbrida”, explica Cristiane. A chefe de cartório ressalta que nem todas as digitais cadastradas no IGP poderão ser aproveitadas por motivos diversos como problemas na coleta ou desatualização.
A maioria dos participantes trabalhou em outras eleições. A experiência se complementa com a expectativa de quem participa pela primeira vez, como é o caso da dona Inês Zenaide Pagnussat. Ela é servente de uma escola em Coronel Freitas e trabalha há 16 anos em eleições, mas nunca como mesária. Desta vez foi convocada pelo TRE. “Tem bastante novidade, mas o treinamento foi muito bom. E a presidente da minha sessão vai me auxiliar. Somos uma equipe bem preparada”, avalia dona Inês que será 1ª mesária do local onde mora, linha Roncador, interior do município.