Saiba como vai ocorrer as eleições na Chapecoense
7 de novembro de 2018Prazos, datas, quem pode votar, quem concorre ao cargo de presidente do clube…
Pela primeira vez na recente história de sucesso no futebol, a Chapecoense terá duas chapas concorrendo aos cargos da diretoria para os próximos dois anos. A eleição ainda não tem data marcada, mas, obrigatoriamente, acontecerá na primeira quinzena de dezembro.
As chapas têm como representantes: Plinio David de Nes Filho, o Maninho, que busca a reeleição, e Cezar Dal Piva, o Mano, ex-diretor das categorias de base do Verdão, que tenta o cargo pela primeira vez.
Os sócios não têm direito a voto nesta etapa do pleito. A decisão fica a critério dos conselheiros do clube, composto por 200 pessoas.
Abaixo, listamos perguntas e respostas sobre a votação que definirá o presidente da Chapecoense em 2019 e 2020. Confira:
Quando acontece a eleição?
Não tem data definida, mas será na primeira quinzena de dezembro.
Quem pode votar?
Apenas conselheiros. No entanto, eles precisam ter quitado todas as mensalidades até o dia 5 de novembro de 2018. Atualmente, a Chape possui 200 conselheiros titulares e 40 suplentes.
Quantas chapas estão inscritas?
São duas chapas.
Quantas pessoas compõem cada chapa?
São 19 cargos eletivos separados em quatro grupos:
Conselho administrativo: um presidente, um vice-presidente administrativo e financeiro, um vice-presidente de marketing e patrimônio, um vice-presidente de futebol e um vice-presidente jurídico.
Conselho Deliberativo: um presidente, três vice-presidentes e um secretário.
Conselho Fiscal: três membros e três suplentes.
Conselho consultivo: um presidente, um vice-presidente e um presidente de honra (estes cargos só podem ser ocupados por ex-presidentes do clube).
Na chapa, quem tem a função de presidir o clube?
O presidente que responde oficialmente é o do conselho administrativo. Atualmente, a função é ocupada por Plinio David de Nes Filho, o Maninho.
Quem são os candidatos a presidente?
Em uma das chapas, Plinio David de Nes Filho, o Maninho, concorre à reeleição. Na outra, Cezar Dal Piva, o Mano, ex-diretor das categorias de base do clube, é o candidato.
O que precisa para ser candidato?
É necessário ser sócio e ter feito parte do quadro de conselheiros por dois anos em gestões anteriores. Não pode ser funcionário e nem ter sido punido pelo clube por faltas cometidas.
Quanto tempo a comissão eleitoral tem para homologar as chapas?
A comissão eleitoral tem 48h para registrar a homologação.
Quando a diretoria eleita assume os trabalhos?
Em janeiro de 2019.
Caso o clube caia para a Série B, a chapa pode desistir?
A última rodada do Brasileirão está marcada para o dia 2 de dezembro, portanto a votação deve acontecer depois do encerramento da competição. Qualquer uma das chapas pode desistir de concorrer aos cargos.
O que acontece se a votação terminar empatada?
Uma nova votação é realizada. Caso permaneça o empate, o candidato mais idoso será o eleito.
Com informações Globo Esporte