Vereadores de Chapecó aprovam instituição de Hora Cívica na rede municipal de ensino
4 de abril de 2019Escolas são obrigadas a executar os hinos e hastear as bandeiras do Município, Estado e País uma vez por semana.
Na primeira sessão de abril, nessa terça-feira (03) os vereadores de Chapecó aprovaram o projeto 239/18, de autoria do Executivo, que institui a Hora Cívica na Rede Municipal de Ensino e o Programa de Aprendizagem dos Símbolos Nacionais, Estaduais e Municipais. De acordo com a proposta do governo, uma vez por semana, em dias alternados, todas as instituições educativas da rede municipal farão, nos três períodos, o hasteamento e arreamento das bandeiras do Brasil, do Estado e do Município e executarão os hinos nacional e estadual. Os alunos também aprenderão o significado dos símbolos. De acordo com o governo, a lei busca resgatar o patriotismo nas escolas.
O projeto original sugeria dois dias da semana para a Hora Cívica, porém emenda da vereadora Astrit Tozzo (PSD) reduziu para uma só, para facilitar a organização das escolas. O projeto foi aprovado por unanimidade em primeira votação e volta ao Plenário nesta quinta-feira (04), para segunda votação.
Além desse, os vereadores também aprovaram a redação final do projeto 151/18, de autoria do vereador Itamar Agnoletto (PSDB), que autoriza o estacionamento gratuito de clientes em frente a farmácias do município. De acordo com o autor, a proposta busca garantir pelo menos uma vaga pública a cada farmácia para estacionamento durante 15 minutos, com a obrigatoriedade ao motorista de manter o alerta ligado no período.
Em segunda votação também foi aprovado o projeto 43/19 do Executivo que altera dispositivos da Lei nº- 6.296, de 19 de julho de 2012.