Hospital em Maravilha leva música para UTI para diminuir sofrimento de pacientes e estresse de funcionários
14 de julho de 2019O Hospital São José, em Maravilha, no Oeste catarinense, está apostando em levar música à UTI para acalentar pacientes e melhorar o dia a dia dos funcionários.
O paciente Guido Thiele canta “Beijinho Doce” com um voluntário. “Isso tem que acontecer seguido. Talvez não pra mim, mas para os “noninhos” (avós) que estão aí”, disse o interno.
“Antigamente a gente vinha aqui só quando tinha um familiar doente, para visitar. Mas agora não. não tenho medo nenhum de vir aqui e fazer eles sorrirem”, diz a aposentada Joici Parcianello.
“A UTI por si só é um ambiente de estresse. Diversos alarmes, diversos sensores, monitores, aparelhos de pressão. Então, o uso da música traz para o paciente mais confiança, serenidade e isso ajuda muito na recuperação do paciente”, conta o médico cirurgião Robson Souza.
A música também ajuda a diminuir o estresse dos funcionários. Quando o som não é ao vivo, tocam em caixinhas de som instaladas na UTI. Também são disponibilizados MP3 players aos pacientes.
“Primeiro a gente vê se eles querem ouvir música, e daí disponibiliza a música de acordo com a personalidade dele, mais sertanejo, mais rock”, disse a assistente social Marizete Badia Fior.
Elizandra Piana Alfradique está há mais de um mês com o pai internado na UTI. Ele participa do projeto e já percebe a diferença. “Ajuda na interação. Porque ele fala as músicas que ele gosta, não gosta”, conta a empresária Elizandra.
Com informações G1