Presidente Bolsonaro nomeia novo reitor da Universidade Federal Fronteira Sul
30 de agosto de 2019Presidente Jair Bolsonaro escolheu entre três possíveis candidatos o novo reitor da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). A nomeação do professor Marcelo Recktenvald já está publicada no Diário Oficial da União.
A escolha de reitor não é feita através de voto e sim através de uma consulta à comunidade acadêmica, muitas vezes através de comissões formadas por sindicatos de professores, ANDES, DCE, etc… Normalmente se escolhe três nomes que se da o nome de “lista Tríplice” e é encaminhada ao MEC, e esse órgão se encaminha de indicar o novo reitor.
A consulta prévia à comunidade universitária para substituição dos ocupantes dos cargos de reitor, vice-reitor e diretores de campus foi realizada em abril, com resultado divulgado no dia 30 daquele mês. Os dois primeiros nomes foram ao segundo turno. Recktenvald recebeu a terceira maior votação entre os quatro candidatos.
RESULTADO 1º TURNO
Anderson André Genro Alves Ribeiro e Lísia Regina Ferreira – Chapa 2 (27,10%); Antônio Inácio Andrioli e Adriana Remião Luzardo – Chapa 3 (33,50%); Marcelo Recktenvald e Gismael Francisco Perin – Chapa 4 (21,40%); e Gracialino da Silva Dias e Gisele Louro Peres – Chapa 1 (18%).
2º TURNO
Chapa 2 – Anderson André Genro Alves Ribeiro e Lísia Regina Ferreira (54,1%) – 1º lugar
Chapa 3 – Antônio Inácio Andrioli e Adriana Remião Luzardo (45,9%) – 2º lugar
LISTA
Apesar das disputas em primeiro e segundo turnos, uma tríplice lista foi encaminhada ao Governo Federal, cabendo ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, a escolha e nomeação. Entre os três mais votados – os candidatos que foram ao segundo turno e o terceiro do primeiro turno, o presidente nomeou Marcelo Recktenvald, da Chape 4, candidato que recebeu a menor votação entre os integrantes da lista.
MARCELO
Em seu perfil no Facebook, Marcelo Recktenvald se apresenta como “Cristão conservador e defensor da família”.
Com informações Rádio Chapecó