
NCD elege nova diretoria e lança os propósitos da década
26 de outubro de 2019 Off Por Editor
LOJISTAS ASSOCIADOS AO NÚCLEO CATARINENSE DE DECORAÇÃO (NCD) ASSUMEM COMPROMISSOS ALINHADOS COM OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ONU
A Convenção Anual do NCD aconteceu no último final de semana (20 e 21/10), no Hotel Monthez, em Brusque. Mais de 130 lojistas participaram do evento com intensa programação voltada para o aprimoramento do varejo de alto padrão. Entre as palestras estavam Marcos Piangers, Luís Lobão, XP Investimentos e WGSN. No domingo (20) os presentes elegeram por aclamação a nova diretoria com Márcio Moreal (Marchê Objetos e Maison do Banho) como novo presidente e Flávia Lole (LCL Design) como vice. Todos também aderiram ao projeto Propósitos da Década, um documento com sete eixos e 26 ações que garantem práticas em prol da sustentabilidade, inovação, inclusão, igualdade, saúde, educação e responsabilidade.
A diretoria executiva do NCD conta ainda com dois diretores de marketing e eventos (Andreza Michelon – Bontempo e Pablo Rolim – Espaço Gourmet), diretor financeiro (Clemar de Souza – Sermontec), Conselho Fiscal (Carlos Coutinho – Bontempo, Alex Dal Prá – Marmoraria Capital e Carine Barcarol – Finger), além dos diretores regionais. No NCD Norte diretor e vice são Jesser Santana e Júlio dos Santos. Para o NCD Vale, os cargos ficaram com Jefferson Georg e Salete Setter. Os lojistas Leandro de Oliveira e Gisela Eicke foram eleitos para diretor e vice do NCD Litoral. Para o NCD Floripa, a diretora é Josiane da Rosa e a vice é Andrea Ziliotto. No NCD Regional Sul Ana Furlaneto assume a direção e Luiz Momo, o vice. No NCD Oeste Lilian Sossanovicz e Marcelo Covatti serão diretor e vice.
Essa diretoria terá a missão de executar o Mosaico 2020 com dezenas de ações de conexão e conteúdo para toda a cadeira do decor catarinense – fornecedores, arquitetos, designers, decoradores, lojistas e clientes finais. O objetivo é consolidar o selo NCD como indicativo de qualidade ao mercado. Entre as ações estão palestras sobre especificação (Road Show), Experiências Internacionais (Barcelona e Buenos Aires), NCD Summit, consolidado para um dos maiores eventos sobre arquitetura e design do Sul do Brasil, Prosa NCD e Missões Técnicas a eventos do setor. Um das inovações para 2020 foi o compromisso assumido pelo Núcleo Catarinense de Decoração com os Objetivos da Década. Fruto de uma profunda discussão o projeto foi aprovado por unanimidade entre os lojistas.
Nos próximos anos cada lojista NCD tentará atingir todos os Objetivos propostos com incentivos e apoio do NCD. São sete eixos e 26 ações:
1. ASSEGURA VIDA SAUDÁVEL
– Oferecer incentivo para esporte (convênio com academia, apoio a ciclistas)
– Promover uma (01) palestra anual sobre alimentação saudável para funcionários
– Oferecer Vale Alimentação
– Garantir espaço e tempo para alimentação dos funcionários
2. ASSEGURA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
– Participação de ao menos 60% do time de vendas no Escola NCD (treinamento interno)
– Pelo menos 80% do time com cadastro ativo na Escola NCD (plataforma EAD)
– Ter programa de estágio
– Oferecer incentivo financeiro para cursos entre os funcionários
3. ALCANÇAR IGUALDADE DE GÊNERO
– Ter salários iguais entre funcionários independente de gênero
– Não oferecer vagas com seleção de gênero
4. ASSEGURAR AÇÕES SUSTENTÁVEIS E DE PROTEÇÃO AMBIENTAL
– Ter apenas lâmpadas LED nas lojas
– Reciclar 100% de papel e papelão
– Separar lixo orgânico do reciclável
– Usar vasos sanitários e torneiras com controle de emissão de água
5. PROMOVER CRESCIMENTO ECONÔNICO, SUSTENTADO, INCLUSIVO E SUSTENTÁVEL
– Participar do NCD Solidário ou outra ação social
– Ter nota superior a 4,0 no OPINA NCD (pesquisa de qualidade junto aos profissionais)
– Ter pesquisa de satisfação própria e medição do NPS
– Cadastro limpo do CNPJ
– Salários, 13º e férias dos funcionários todos em dia
– Acessibilidade de cadeirantes em todas as áreas comerciais da loja
6. FOMENTAR A INOVAÇÃO
– Adoção de sistema gerencial informatizado
– Uso do programa de incentivo a ideias dos funcionários
– Participar do NCD Summit e da Convenção NCD
– Participar ano de pelo menos 1 evento de conteúdo sobre varejo ou transformação digital
7. CONSTRUIR INSTITUIÇÕES EFICAZES, RESPONSÁVEIS E INCLUSIVAS
– Não pagar propina para órgãos públicos de nenhuma natureza
– Divulgar em suas redes sociais 4 posts por ano sobre causas inclusivas
Os lojistas serão submetidos a auditorias para aferição dos cumprimento das metas. As lojas que forem atingindo os Objetivos da Década serão beneficiadas dentro da entidade com recompensas que vão desde o kit Sensações – produtos com curadoria NCD, como aroma para lojas, espumante, chás e playlist até mais ingressos para o NCD Summit e descontos para adesão a Missões Técnicas organizadas pela entidade. Outra novidade lançada na convenção foi o APP NCD. Nessa primeira fase os lojistas terão acesso ao aplicativo que levará os dados e relatórios da entidade sobre o mercado à palma da mão.
A programação da Convenção cumpriu o papel de inspirar o associado. “Fechamos essa gestão com mais de 60 eventos realizados e impactando diretamente mais de 6 mil pessoas em nossas ações. O próximo presidente terá o desafios de incentivar o crescimento e garantir a valorização de uma cadeia que faturou em 2018 mais de meio bilhão de reais”, destaca o atual presidente Clemar de Souza. “É uma responsabilidade estar a frente de uma entidade que já é referência nacional no setor, mas temos uma equipe de empreendedores com visão de futuro para isso e acreditamos no trabalho sério e contínuo”, afirma o presidente eleito que assume em primeiro de janeiro, Márcio Moreal.