Polícia Civil de Xaxim prende autor de homicídio que estava foragido no Paraguai desde 2017
1 de novembro de 2019A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, através da Delegacia de Polícia da Fronteira da Comarca de Xaxim (DPCO-FRON/XAXIM), após intensas diligências investigativas do SIC (Setor de Investigação Criminal), inicia o mês de novembro dando fiel na data desta sexta-feira (01/11/2019), ao mandado judicial de prisão preventiva, expedido pela Justiça de Xaxim, após representação do Delegado da Polícia Civil.
O mandado de prisão foi expedido na data de 05/07/2017 e desde então a Polícia Civil de Xaxim estava, ininterruptamente, realizando diligências investigativas para o cumprimento do mandado, que culminaram na localização do paradeiro do foragido E.N (49 anos), natural de Xaxim, no Bairro Belvedere, no Cidade de Chapecó/SC.
Após os Policiais Civis de Xaxim confirmarem uma informação de que o foragido havia retornado do Paraguai, onde teria permanecido por 02 anos escondido e retornado há aproximadamente 15 dias para a Cidade de Chapecó, iniciou-se as diligências no sentido de localiza-lo e dar cumprimento ao mandado de prisão.
ENTENDA O CASO AINDA EM 2017:
Na data de 02/07/2017 a vítima Claudemir Alvez Casemiro (38 anos), foi alvejada por 3 (três) disparos de arma de fogo, na rua Zeferino Dallinha, Bairro Santa Terezinha, neste Município de Xaxim.
Imediatamente após tomar conhecimento da ação criminosa, a Polícia Civil de Xaxim, iniciou a investigação instaurando o competente Inquérito Policial, ocasião em que diversas testemunhas confirmaram que o preso e seu filho, menor de idade a época, teriam sido os autores do crime. Durante o trâmite investigativo, foi possível comprovar também que havia um desentendimento entre a vítima e o filho do preso.
Com efeito, destaca-se que a Polícia Civil de Xaxim diante da comprovação da autoria e materialidade delitiva, imediatamente representou pela expedição dos mandados judiciais de Busca e Apreensão Domiciliar e Prisão Preventiva com relação ao autor ora preso, bem como também representou pela Internação Provisória do seu filho M.E.N, que na época, era menor de idade (17 anos), sendo este apreendido no dia 07/07/2017 e segue internado.
As investigações foram coordenadas pelos Delegado de Polícia Gustavo Oliveira Altemar e Fernando Callfass.
O preso foi encaminhado ao Presídio Regional de Chapecó onde permanece à disposição da Justiça de Xaxim.