Tamanduá-Mirim volta para casa após se recuperar de atropelamento em São Carlos
8 de janeiro de 2020Na tarde de ontem, 07, foi realizada a emocionante soltura da tamanduá-mirim, para relembrar, ela havia sido entregue ao Corpo de Bombeiro da cidade de São Carlos- SC, após ter sido localizada atropelada na via pública. Foi acionada a Polícia Militar Ambiental de Chapecó, que a trouxe para a clínica, que disponibilizou veterinária para o pronto atendimento ao animal ferido.
Neste momento ela estava bem debilitada devido ao acidente e acabou abortando o filhote. Depois 10 dias de cuidados e tratamento, o animal voltou para casa.
O tamanduá-mirim da família Myrmecophagidae, é encontrado em várias regiões do Brasil. São animais solitários, de hábitos que podem ser tanto diurnos quanto noturnos. Se alimentam preferencialmente de formigas e cupins.
Nesta época do ano, até pelo aumento do fluxo de veículos nas estradas, também aumenta o número de atropelamento de animais. Polícia Ambiental orienta que ao avistar animais da pista o motorista diminua a velocidade, sempre observando para evitar manobras bruscas e olhar pelo retrovisor se vem outro veículo atrás evitando um outro acidente. Importante também que não se jogue lixo pelas janelas do veículo, além de ser infração de trânsito, alimentos atraem animais para a pista.