Penitenciária e presídio são parcialmente interditados em Chapecó
13 de abril de 2016 Off Por ChapecóDe acordo com a portaria expedida pela 3ª vara criminal de Chapecó, os centros têm até 31 de maio para remover detentos e respeitar a capacidade máxima.
Ambos não serão fechados, já que a interdição é parcial, mas precisam remanejar detentos para cumprir a capacidade estabelecida.
De acordo com o juiz de Execução Penal de Chapecó, Gustavo Marchiori, os motivos para a interdição são vários, como o risco, a segurança e o trabalho dos agentes, além da dignidade humana dos detentos.
O presídio de Chapecó, onde ficam os detentos que ainda não foram julgados, tem capacidade para 360 pessoas, 280 homens e 80 mulheres. No entanto, atualmente estão no local, 390 detentos. Segundo o presídio, 126 deles deveriam estar cumprindo pena em penitenciárias.
A penitenciária, que tem capacidade para 653 apenados, está com quase o dobro, 1.140 presos.
Segundo a administração da penitenciária agrícola de Chapecó, a previsão para que os detentos sejam transferidos para Unidade II da Penitenciária Industrial da Região em menos de um mês, possivelmente na primeira semana de maio.
Kelly Figueiró
Fonte: Cidadão no Comando