Federação Catarinense suspende estadual em razão do coronavírus
16 de março de 2020Competição em Santa Catarina paralisa por tempo indeterminado!
A Federação Catarinense de Futebol (FCF) decidiu suspender o Catarinense por tempo indeterminado em razão da pandemia do coronavírus. A decisão foi anunciada no início da tarde desta segunda-feira pelo presidente Rubens Angelotti, no Debate Diário, da CBN.
O mandatário seguiu a recomendação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que suspendeu todas as competições nacionais que estão em andamento – Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro sub-17 e Copa do Brasil sub-20.
Em nota, a Federação Catarinense informou que, além da Série A do Catarinense, as competições não-profissionais estão suspensas. Veja:
– A Diretoria da Federação Catarinense de Futebol, considerando a recomendação do Ministério de Estado da Saúde, bem como da Secretaria de Estado da Saúde do Governo de Santa Catarina e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), resolve suspender todas as competições de futebol profissional e não-profissional promovidas pela FCF. As competições intermunicipais promovidas pelas Ligas de Futebol Não-Profissional, homologadas pela Federação, também estão suspensas por tempo indeterminado – diz o comunicado.
Além de Santa Catarina, os jogos no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo também foram paralisados.
A primeira fase do Catarinense terminou no último domingo e definiu os classificados para as quartas de final e também quem irá disputar o mata-mata do rebaixamento. As partidas de ida estavam marcadas para o próximo fim de semana (confira os duelos abaixo):
QUARTAS DE FINAL
Avaí x Chapecoense
Brusque x Joinville
Figueirense x Juventus
Marcílio Dias x Criciúma
REBAIXAMENTO
Concórdia x Tubarão
Coronavírus em Santa Catarina
Seis casos de coronavírus foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde em Santa Catarina. Neste sábado, Rancho Queimado entrou para a lista de cidades com dois infectados. As outras localidades são: dois em Florianópolis, um em Braço do Norte e um em Joinville.
Na última quinta-feira, o Criciúma informou que adotou medidas para se prevenir da pandemia e suspendeu as avaliações nas categorias de base por tempo indeterminado. Além disso, iniciou ações preventivas com o auxílio do departamento médico. No mesmo dia, o Avaí anunciou o afastamento de um atleta de 17 anos que esteve recentemente na Itália, país que registra o maior número de casos registrados na Europa.
Ao redor do mundo, a pandemia já afetou diversos eventos esportivos. A etapa da Austrália de Fórmula 1 foi suspensa e as corridas no Barein, Vietnã e China foram adiadas. A Conmebol também anunciou que os jogos da Libertadores marcados para os dias 15 e 21 de março serão reagendados. No continente europeu, a Liga dos Campeões, Liga Europa e os campeonatos italiano, espanhol, inglês, português, francês e holandês estão suspensos. A NBA, liga americana de basquete, também teve a temporada paralisada.
Lavar as mãos com água e sabão com frequência;
Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
Evitar contato próximo com pessoas doentes;
Ficar em casa quando estiver doente;
Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Com informações Globo Esporte