Tecnologia auxilia ginastas a manter treinamentos em casa, durante quarentena
23 de março de 2020A sala, a cozinha, o jardim, o quarto… A casa toda virou centro de treinamento para as atletas da Associação de Ginástica Rítmica de Chapecó (Agirc). Sem treinos há uma semana por conta do isolamento domiciliar, necessário neste momento para a saúde de todos, a rotina de exercícios físicos continua com ajuda da tecnologia.
Através de grupo de WhatsApp, auxiliares técnicas e treinadoras enviam vídeos e fotos explicando as atividades. Depois, as ginastas enviam imagens demonstrando o cumprimento do desafio.
Os treinamentos da Agirc acontecem de segunda a sexta-feira. São 50 atletas, com idades a partir de seis anos, em diferentes níveis de aprendizado: iniciação, pré-equipe e equipe de rendimento. Deixar de se exercitar por longos períodos faz com que a evolução adquirida até aqui fique comprometida e reflita no desempenho das ginastas nas competições previstas para o segundo semestre do ano.
“Temos sorte de nossas equipes serem formadas por atletas dedicadas e apaixonadas pela ginástica. E como elas estão com tempo livre, praticam diariamente exercícios simples, orientados por nossas profissionais, mas que garantem o bom condicionamento físico delas. Dessa forma, quando for possível retomar os treinos, será mais fácil continuar de onde paramos”, considera o presidente da Agirc, Auri Casali.
Beatriz Fumagalli Galvagni, de nove anos de idade, faz parte da equipe de rendimento pré-infantil. A mãe, Maura, conta que a ginasta é muito ativa. Quando não está na escola, está nos treinos ou em aulas complementares. Agora, neste período de quarentena, os exercícios da ginástica colaboram com a ocupação do tempo da atleta.
“Ela precisa ter alguma atividade a todo momento. Estamos improvisando nestes últimas dias. Os exercícios de ginástica auxiliam para ocupar o tempo ocioso com coisas positivas. E isso ainda as mantem no ritmo de treinamentos”, avalia Maura. Os treinos coletivos estão suspensos até que a pandemia do coronavírus esteja controlada e as autoridades sanitárias permitam a retomada das atividades normais à toda a popução.