Ministério da justiça compra tablets para presos verem familiares
13 de abril de 2020Segundo a revista Época, o “Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça, está comprando 600 tablets para que os presos no sistema federal conversem virtualmente com seus familiares”.
A informação é do jornalista Guilherme Amado.
Segundo ele, “o uso dos tablets com esse objetivo já era feito em alguns casos, mas, devido à interdição temporária das visitas, durante a pandemia, será ampliado para todos os internos”.
Ainda de acordo com a matéria, o estado da Paraíba também está fazendo visitas virtuais das famílias a seus presos.
O Conexão Política entrou em contato com o Ministério da Justiça, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.
Em nota o governo esclareceu:
Brasília, 13/04/2020 – Considerando matérias jornalisticas que divulgaram a intenção do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) de fazer aquisição de tablets para utilização em unidades prisionais, cumpre esclarecer que o projeto ainda está em fase de concepção e visa auxiliar as unidades da Federação na intensificação de ensino EAD para servidores, videoconferências administrativas, judiciais e também para visitas virtuais e controladas entre presos e seus visitantes. O projeto não permitirá que os equipamentos fiquem sob o controle dos presos e vai aprimorar a segurança das unidades. Destaque-se que, atualmente, todas as unidades prisionais do Brasil estão com suas visitas suspensas a fim de prevenir proliferação do covid19.
Serviço de Comunicação Social do Depen