Governo de SC aguarda ofício para analisar “possibilidade” de retorno do Campeonato Catarinense
14 de abril de 2020Governador Carlos Moisés fala sobre eventual retomada das partidas em maio.
O governo de Santa Catarina aguarda o ofício da Federação Catarinense de Futebol (FCF) para analisar a chance de retomada do Campeonato Catarinense em maio. O presidente da entidade, Rubens Angelotti, deve encaminhar nesta semana um documento para viabilizar o retorno dos jogos, sem torcida nas arquibancadas, e com uma série de medidas para os jogadores entrarem em campo em segurança.
Por enquanto, a única certeza é que um eventual retorno terá portões fechados ao público para evitar aglomerações, uma das premissas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus.
– Tudo que chegar terá que ser analisado de que forma isso vai acontecer. Pois o que não é permitido o evento com público. Então é essa dificuldade de terminar o campeonato sem público. Temos que ver a segurança e viabilidade e as possibilidades de fazê-la. Até porque os atletas estão acompanhados de médicos, treinam. Temos que ver o que está acontecendo de fato no mundo esportivo para tomarmos a decisão – disse o governador Carlos Moisés.
A proposta da federação é reiniciar as partidas no dia 9 de maio, seguindo os protocolos médicos para evitar a pandemia. Rubens Angelotti chegou a falar na compra de testes rápidos, por exemplo, para identificar se algum atleta ou membro da comissão técnica possam estar contaminados com o novo coronavírus.
A entidade admite que ainda depende do aval de todos os envolvidos (clubes, sindicato dos atletas, etc), mas principalmente das autoridades médicas. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, falou nesta semana que o pico do coronavírus será em maio e junho e pediu que o Brasil não desista do isolamento.
Nesta segunda-feira, em entrevista à agência de notícias Reuters, o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, analisou apenas como “uma esperança” o retorno do jogos de futebol em maio. Além da FCF, a federação paulista e carioca também se movimentam para marcar os jogos no próximo mês.
– Há esperanças, mas cada dia é um dia para essa doença. Maio é possível? Eu diria que é uma esperança, mas não dá para dizer que é uma expectativa – disse Feldman, à Reuters.
– Nenhuma partida, nenhuma competição, nenhuma liga vale a pena arriscar uma única vida humana. Todos no mundo devem ter isso muito claro em mente. Seria mais do que irresponsável forçar a retomada das competições se as coisas não fossem 100% seguras. Se tivermos que esperar um pouco mais, devemos fazê-lo. É melhor esperar um pouco mais do que correr riscos – destacou Infantino.
O Campeonato Catarinense está paralisado desde o dia 16 de março, sem a realização da fase de mata-mata. Oito clubes disputam as quartas de final: Avaí, Brusque, Marcílio Dias, Figueirense, Juventus, Criciúma, Joinville e Chapecoense. Já Concórdia e Tubarão, nono e décimo colocados, respectivamente, lutam para se manter na Série A – um deles será rebaixado.
Com informações Globo Esporte