Homem é detido por embriaguez ao volante, desobediência, desacato, resistência, ameaça e dano ao patrimônio público no oeste
15 de junho de 2020Ocorrência foi ontem domingo dia 14 de junho de 2020, aproximadamente às 22h00min, na SC 163 km 88, município de Iporã do Oeste.
A guarnição policial militar rodoviária de Iporã do Oeste recebeu denúncia de transeuntes da rodovia indicando que uma saveiro quadrada de cor branca estaria transitando em zigue e zague. Diante disso a Guarnição realizou rondas sendo a mesma localizada e abordada.
No momento da abordagem o motorista do veículo, um homem de 35 anos de idade não acatou as ordens de sair para fora do veículo, se mostrando muito alterado e nervoso, além de vísiveis sinais/sintomas de embriaguez, como olhos vermelhos, andar cambaleante, fala alterada, odor etílico, nervosismo e agitação. Diante disso, foi ofertado o teste do etilômetro, sendo que o mesmo realizou o teste, indicando o crime de embriaguez com o resultado de 0,81 miligramas de alcool por ar alveolar expelido pelos pulmões. Assim, foi dado voz de prisão, momento em que o autor começou a se agitar ainda mais, ficando agressivo verbal e fisicamente contra a guarnição, momento em que foi-se necessário uso da força fisica para algemar o cidadão, para o bem da integridade física do próprio algemado, da guarnição e pelo receio de fuga. Já algemado, começou a proferir ameaças aos policiais, como “vou te pegar fora dessa farda”, e ainda desacatando, como “cusão” e “vocês não são homens” e demais palavras ofensivas ofendendo e menosprezando os policiais. Ressalta-se que em determinada oportunidade o autor já algemado deu uma cabeçada em um dos policiais, sendo necessário uso de força física para controlar a situação.
Quando colocado na caixa apropriada na viatura, já que não quis ir no banco passageiro, o senhor desferiu chutes na viatura, vindo a danificar o patrimônio público. Sendo então preso em flagrante.
A Guarnição PMRv permanecia na Delegacia de Polícia de Iporã do Oeste realizando os procedimentos cabíveis quando o autor quebrou a cela e empreendeu fuga a pé da Delegacia, sendo feita o acompanhamento e captura momentos depois.