Inicia Campanha de Vacina da Gripe em Chapecó
25 de abril de 2016Iniciou nesta segunda-feira (25) e segue até 20 de maio a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Chapecó. O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, a Secretária de Saúde, Caroline Constanci Bettanin, e a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Senna da Silva, estiveram no Centro de Saúde da Família do bairro Santa Maria, para acompanhar o inicio das atividades da campanha.
A meta do município é vacinar 51 mil pessoas, e por isso, os 26 Centros de Saúde da Família funcionam das 07h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, todos abastecidos com doses da vacina para atender os chapecoenses. Além disso, os Centros de Saúde da Família com terceiro turno, Santo Antônio, Belvedere e Cristo Rei, atendem das 18 às 22 horas também para vacinação. No sábado (30) será dia D de Vacinação Contra a Gripe e todas as unidades de saúde estarão abertas das 08 às 17 horas para atender à população. Importante levar a caderneta de vacina, pois se necessário, será atualizada.
O público alvo da campanha são as crianças de 06 meses a 05 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias após o parto, profissionais de saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais, população privada de liberdade e jovens em medida social, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, e funcionários do sistema prisional.
As orientações à população são de que fiquem atentos aos sintomas: febre alta, dor no corpo, mal estar, tosse, espirro… No geral os sintomas são os mesmos da gripe convencional, porém mais intensos. Em caso de dúvidas procurar a unidade de saúde mais próxima.
Orientações:
• Manter os ambientes ventilados
• Lavar bem as mãos
• Uso do álcool em gel
• Uso de copo individual ( em escolas e locais de grande circulação de pessoas)
• Ter hábitos de vida saudável: praticar atividades físicas, alimentação balanceada e tomar bastante líquido.
• Etiqueta da tosse: ao tossir ou espirrar, usar o braço e não as mãos.
• Não se medicar… Em caso de sintomas, procurar atendimento médico, na unidade de saúde mais próxima.