Chapecó está entre os municípios que mais contratam no país
27 de abril de 2016Chapecó está entre os 50 municípios brasileiros que mais contrataram no primeiro trimestre de 2016. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que registra as demissões e as admissões dos trabalhadores formais. Enquanto o país passa por um momento difícil com a maior recessão dos últimos 25 anos, o município enfrenta a crise, mantendo os níveis de atividades e os índices positivos.
Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Chapecó é o segundo município de Santa Catarina que mais contratou nos primeiros três meses deste ano. Para o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, a notícia anima a economia. “Saber que estamos vencendo a crise com trabalho é uma injeção de ânimo no mercado. Visualizando o cenário, o município acaba sendo uma ilha a nível nacional, por manter esse saldo positivo diferenciando-se da grande maioria”, disse.
De acordo com os registros do comportamento do mercado formal, o setor que mais cresceu em contratações foi o da construção civil, seguido pela agropecuária e o setor industrial. Em termos de crescimento relativo, Chapecó obteve, no primeiro trimestre 1,12% no nível de empregos, acima da média estadual 0,43% e Federal -0,80%.
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Diógenes Lang, a justificativa desse crescimento é simples: Chapecó injeta recursos diariamente. “Os recursos estão chegando, o que movimenta a economia, faz com que os investimentos não parem. As pessoas continuam utilizando os serviços, seja na educação, na construção civil ou em demais setores, os recursos continuam circulando e gerando movimento”, explica.
Vagas disponíveis
Para melhor atender a comunidade a Prefeitura de Chapecó disponibiliza um serviço gratuito de cadastro às vagas em aberto no mercado de trabalho. Atualmente o Balcão Municipal de Emprego tem disponível mais de 150 vagas de emprego, em quatorze empresas inscritas, que atuam em diferentes áreas. Para cadastrar-se os interessados devem procurar a sede do Balcão, na Rua Carlos Pinho, n° 30D, portando os seguintes documentos: RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência do ano de 2016.
Atualmente as vagas disponíveis são:
Cozinheira;
Auxiliar de pintura;
Instalador hidráulico;
Estoquista;
Cobrador;
Desenvolvedor de web;
Técnico em ar condicionado;
Camareira;
Instalador de vidros temperados;
Colorista;
Armazenista;
Atendente de padaria;
Instrutor de trânsito;
Funileiro;
Padeiro;
Impressor;
Estofador de móveis;
Pintor de móveis;
Chapeiro;
Faxineira;
Auxiliar de produção;
Atendente;
Vendedor (a);
Borracheiro;
Representante comercial;
Monitor;
Auxiliar de padeiro;
Auxiliar de cozinha ;
Conferente;
Caixa;
Portador de necessidades especiais;
Auxiliar de carga e descarga;
Auxiliar financeiro;
Motorista carreta;
Auxiliar de controle;
Recepcionista;
Marceneiro;
Farmacêutico;
Zeladora;
Açougueiro;
Garçon;
Prototipista;
Analista contábil;
Chapeador;
Corte e impressão.