Intensa massa de ar polar favorece neve e muito frio nos próximos dias em SC

Intensa massa de ar polar favorece neve e muito frio nos próximos dias em SC

17 de agosto de 2020 Off Por Editor



  • A informação foi passada pelos meteorologistas Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho na manhã dessa segunda-feira ( 17).

    O aviso meteorológico é de intensa massa de ar polar e frio intenso favorecendo a formação de neve em SC.

    O indicativo de frio intenso ocorrerá entre os dias 20, 21 e 22, 23 e 24 de agosto (quinta, sexta-feira, sábado, domingo e segunda-feira) devido o ingresso de uma intensa massa de ar polar continental (centro de alta pressão) sobre a região Sul do Brasil promovendo dias de muito frio o tempo todo (20 a 23) com condições favoráveis a NEVE desde o Oeste, Meio Oeste, Centro e Planaltos acima dos 600/800 m, inclusive em pontos do Vale do Itajaí (acima dos 800 m) e região de Rancho Queimado. Tempo firme e ensolarado com formação de geada ampla e com potencial de danos em grande parte de SC acima dos 300/500 m com destaque para os setores do Oeste, Meio Oeste, Serra e Planaltos onde as temperaturas mínimas poderão ficar entre 0/-5°C (pontuais inferiores a -6°C nos vales e baixadas das áreas acima dos 900 m, até menos no topo da Serra).

    Indicativo de NEVE (dados de hoje 17) desde os Campos de Palmas/SC ao Topo do Planalto Sul e Serra Gaúcha entre quinta a sábado (20 e 22/08) devido ao intenso ar polar e úmido na baixa atmosfera. Poderá trazer transtornos nas rodovias e estruturas, muita atenção com as telas de proteção contra o granizo entre a Região de Caçador/Fraiburgo em direção ao Topo da Serra. Também pode ter neve fraca e pontual no Sul do PR e região Metropolitana de Curitiba. Neve fraca e chuva congelada na região de Chapecó, entre quinta a noite e sexta-feira entre a madrugada e amanhecer.

    Frio intenso deve ocorrer também no Centro Oeste MT, MS, Rondônia, Acre e Sul da Amazônia.

    Todas as frutas tropicais com risco de danos moderados a altos, especialmente nas áreas longe do mar e baixadas.

    Pastagens tropicais também sofrerão danos.

    Atenção na avicultura em relação ao aquecimento das aves, sobretudo os pintinhos. O mesmo para suínos. Proteger os animais domésticos.

    Extrema atenção à população carente, especialmente aos moradores de rua nas grandes cidades de SC. Alto risco de hipotermia.

    Essa é apenas uma tendência do tempo e pode sofrer algumas alterações ao longo dos próximos dias. Portanto é importante o acompanhamento no site e mídias sociais.

    Marcas históricas de mínimas poderão ocorrer em diversas regiões.

    Com informações Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho