MPSC apura possível funcionário fantasma no serviço público em SC
2 de dezembro de 2020Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos em investigação da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages e do GAECO.
Na manhã desta quarta-feira (02/12), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) realizou o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão na cidade de Lages, para apurar a existência de um possível funcionário fantasma no serviço público municipal.
O cumprimento dos mandados visa instruir investigação da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages e do GAECO, iniciada após receberem informações da possível prática de crimes de peculato e falsidade ideológica e atos de improbidade administrativa praticados, em tese, por servidor público municipal e agente político de Lages.
Segundo a investigação, o agente político, que é servidor público municipal de carreira, estaria recebendo seus vencimentos sem cumprir a carga horária prevista, pois só apareceria na repartição pública para preencher a folha ponto, que é certificada pelos servidores responsáveis.
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Lages, a pedido da 5ª Promotoria de Justiça.
O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, pelas Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal e pela Secretaria Estadual da Fazenda.