Provas de astronomia envolvem três mil alunos
13 de maio de 2016Cerca de três mil alunos de oito escolas da rede pública municipal de Chapecó participaram das provas da 19ª edição Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Com a finalidade de aproximar os alunos das ciências espaciais, a Secretaria de Educação desenvolveu nas unidades de ensino atividades que incluíram desde conversas com os coordenadores pedagógicos a observação de planetas e estrelas.
O Secretário de Educação de Chapecó, Nemésio Carlos da Silva, avalia que todo este processo vem somar ao conteúdo desenvolvido em sala de aula e atividades práticas, proporcionado aos alunos novas experiências. “Mais que uma competição, estamos diante de um incentivo a mais à produção científica nas escolas” destaca.
A competição envolveu alunos do 4º ao 9º ano. Desde sua implantação a OBA propõe apresentar para estudantes de todo o território nacional o maior número de informações possíveis sobre as ciências espaciais para sala de aula.
A olimpíada é composta em quatro níveis; os três primeiros se destinam aos alunos do ensino fundamental e o quarto, para os alunos do ensino médio e a prova foi composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. Após a realização da prova, medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida por cada nível.