Frente fria derruba as temperaturas em SC
6 de maio de 2021Frente fria atinge todo o país e despenca a temperatura em Santa Catarina.
O frio chegou a Santa Catarina em maio e os moradores precisaram tirar as roupas quentes do armário nesta quinta-feira (6). E muita gente quer saber até quando vai durar a queda de temperatura.
O que explica essa queda extrema na temperatura é uma massa de ar frio de origem polar que passa pelo Sul do Brasil. A sexta-feira (7) ainda será fria, podendo gear ao amanhecer. Mas, por enquanto, esse inverno dentro do outono não é duradouro.
No sábado (8), o centro da massa de ar frio já vai estar no oceano, e as temperaturas vão começar a se elevar em SC, mas só voltam ao típico de outono na segunda. Da mesma forma, o ar seco e as noites com poucas nuvens vão manter as madrugadas bem frias no Sul do país.
Como já é tradicional no Estado, as manhãs também continuarão frias até o começo da próxima semana, mas o cenário muda durante a tarde, quando há o predomínio do sol e a elevação da temperatura.
O inverno vai ser mais frio do que o normal em 2021?
O amanhecer do dia 28 de abril de 2021 registrou a menor temperatura de um mês de abril em Santa Catarina, em Urupema, quando a temperatura chegou a -5,4 °C. Outras manhãs registraram temperaturas abaixo de 0 °C e muita geada.
Com esse recorde, os catarinenses já ficaram em alerta e começaram a temer o frio de inverno no Estado. O meteorologista Leandro Puchalski, explica que a menor temperatura registrada em SC não tem relação com um inverno mais rigoroso e que o fato em Urupema é uma situação isolada.
O meteorologista explica que a previsão é de um inverno normal: nem rigoroso e nem ameno. As massas de ar frio vão chegar na estação baixando as temperaturas, mas nada que fuja do clima de Santa Catarina. A expectativa é para noites frias e tardes até agradáveis, em boa parte da estação.
Com informações NSC Total