Variante indiana mais letal da Covid pode chegar em SC, alerta Ministério da Saúde
20 de maio de 2021O Ministério da Saúde emitiu um alerta aos três estados da região Sul – Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul – avisando para o risco da chegada da variante B.1617, identificada inicialmente na Índia. O alerta ocorreu após a identificação de pacientes com Covid-19, causada pela mutação, na Argentina.
O aviso do Ministério chamou atenção para o fato dos três estados fazerem fronteira com o país vizinho. Nesta quinta-feira (20), o Maranhão confirmou os primeiros casos da variante indiana no Brasil.
A mutação é uma das grandes preocupações da saúde mundial, porque pode estar por trás da explosão de casos e óbitos por Covid-19 na Índia. A médica brasileira Mariangela Simão, diretora-assistente da Organização Mundial da Saúde (OMS), que entrevistei para a edição impressa deste fim de semana, comentou que a variante indiana é motivo de grande preocupação.
– Ela tem uma dupla mutação, que tem aparecido com frequência, e pode estar associada a um aumento na transmissibilidade.
O superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, disse à coluna que o Estado está acompanhando a situação da variante, e tem discutido com o Ministério da Saúde a possibilidade de restrições a estrangeiros.
– Elevamos o nível de alerta e estamos aperfeiçoando a identificação de casos, enquanto aguardamos as orientações do Ministério – diz Macário.
Pesquisadores do Estado, em parceria com a Secretaria da Saúde, fazem um trabalho de vigilância genômica em Santa Catarina, com o objetivo de identificar e alertar para o aparecimento de novas variantes. Até agora, nenhum caso da variante indiana foi identificado.
Com informações NSC