Massa de ar polar perde força, mas frio continua em SC
30 de julho de 2021Depois de trazer frio intenso, temperaturas negativas que bateram os -8,6ºC – a mais baixa do ano até agora no Brasil – e neve para mais de 20 municípios catarinenses, a massa de ar polar vai se distanciando e a sexta-feira, dia 30, será marcada pela elevação gradativa das temperaturas durante a tarde. Isso não quer dizer que o frio foi embora. A previsão aponta para um amanhecer de sexta-feira com geada ampla em Santa Catarina e as temperaturas negativas deverão se repetir. “A atuação de uma massa de ar mais seco inibe a formação de nebulosidade e favorece o predomínio do sol”, explica o meteorologista da Epagri Ciram, Marcelo Martins. A condição que afasta a chance de neve, no entanto, manterá as temperaturas baixas.
Segundo a Epagri/Ciram, os valores de temperatura mínima para o período deverão variar de 0 a 5°C em boa parte de Santa Catarina, com as menores marcas entre -1 e -5°C. Nas partes mais altas da Serra e Planalto Sul, os menores valores podem variar entre -5 e -10ºC. A previsão indica ainda que a sexta-feira terá sol com poucas nuvens na maioria das regiões, com nevoeiros e mais nuvens na madrugada e amanhecer do Meio-Oeste e do Litoral Sul. A temperatura estará em elevação gradativa no decorrer do dia e baixa acentuadamente no final da tarde e início da noite, com formação de geada novamente no estado.
O amanhecer de sábado ainda deve ser de frio intenso. As mínimas previstas variam de -7°C a 0°C nos Planaltos, Meio-Oeste, Grande Florianópolis, Serra e Alto Vale do Itajaí. No Oeste, Litoral, Médio e Baixo Vale do Itajaí, os termômetros devem marcar entre 1°C a 6°C. Conforme a Defesa Civil de SC, geadas amplas devem ser registradas, sobretudo, entre os Planaltos, Meio-Oeste, Alto Vale, Grande Florianópolis e Serra.