4 mil pessoas já passaram pelo Festival de Teatro de Chapecó

4 mil pessoas já passaram pelo Festival de Teatro de Chapecó

27 de maio de 2016 Off Por Chapecó



  • Cerca de 4 mil pessoas já passaram pelo Festival Nacional de Teatro de Chapecó 2016. Até a manhã desta sexta-feira (27), alunos de diferentes escolas das redes municipal, estadual e privada de ensino, já assistiram a espetáculos teatrais que integram a programação.

    A ansiedade dos pequenos é grande. Muitos assistem a um espetáculo teatral pela primeira vez. De acordo com a professora Giuliane dos Reis, que levou ao Teatro Municipal os alunos do 2º ano da Escola Básica Municipal Severiano Rolin de Moura, “é muito importante estimular nas crianças o costume de irem ao teatro. Tenho certeza que esse contato com a arte teatral irá fazer diferença na sua formação e percepção”, explica.

    De acordo com a Secretaria de Cultura já passaram pelo Festival, pessoas de diferentes faixas etárias de Chapecó e de municípios vizinhos como Pinhalzinho, Seara, Maravilha, Planalto Alegre e Cordilheira Alta.

    Nos bastidores

    Para que tudo esteja pronto quando o público chegar, uma equipe de mais de 40 pessoas da organização do evento trabalha de maneira intensa, garantindo o bem estar da plateia e a qualidade das peças teatrais. A logística inclui distribuição de fichas, acolhimento, monitoramento nas entradas do Teatro, suporte técnico, articulação com as companhias, apoio nos camarins e agendamentos.

    “A principal preocupação, nas últimas horas que antecedem o espetáculo, é garantir que a qualidade do trabalho do artista se efetive, e que chegue ao público exatamente a peça que ele pensou e planejou”, explica a Coordenadora do Festival Nacional de Teatro, Damiana Fernandes.

    Para Ricardo de Pelegrin, que monitora uma das entradas do Teatro Municipal, a intenção é que as pessoas fiquem a vontade, até que as cortinas se abram. “Queremos oferecer para as pessoas que vem até o Festival, um tratamento humanizado e especial”, conta.

    Por trás das cortinas a preparação dos artistas começa cedo. De acordo com Max Reinert, diretor do espetáculo “Meteoros”, da Cia de Teatro Tespis de Itajaí, o aquecimento dos atores desta peça inicia cerca de uma hora antes do espetáculo, onde eles repassam as falas, a movimentação das luzes e se concentram no texto. “Pouco antes do espetáculo nos preocupamos com alguns detalhes. Queremos que o público esteja razoavelmente bem acomodado e em silêncio, para que possamos ter o melhor ambiente, e o público possa sentir a pulsação, a vibração que queremos passar”, conta.

    Na produção técnica, os preparativos também acontecem. De acordo com cenotécnico Louis Rodrigues, a preparação, a preocupação e o estudo sobre a luz de cada espetáculo começa cedo, ainda quando a dramaturgia está sendo escrita. Segundo ele a iluminação é muito importante para a composição de cada cena e deve acontecer como foi planejada. “A iluminação é o jazz do teatro. Muitas vezes ela é o ator coadjuvante do espetáculo”, enfatiza.

    Roselaine Vinhas, Secretária de Cultura de Chapecó, diz que todo o trabalho nos bastidores, garante o sucesso do Festival Nacional de Teatro. “Nosso objetivo é que o trabalho desta grande equipe resulte na qualidade do evento, que o público saia satisfeito do Teatro Municipal e que retorne”, disse.

    Confira a programação desta sexta-feira (27):

    27/05/2016 – Sexta–feira

    13h30 – Palestra “Em busca de uma poética vocal queer”

    Com Daiane Dordete Steckert Jacobs.

    15h30 – Palestra O Aproveitamento do Grotesco no Teatro Contemporâneo e lançamento do livro Teatro Catarina – 15 anos ( 1974-1989). Um pouco da história e peripécias do teatro de Santa Catarina.

    19h – Espetáculo: Em nome do Amor;

    Carretel Produção Teatral (Concórdia – SC);

    Classificação indicativa: a partir de 10 anos;

    Local: Palco do SESC.

    19h – Apresentações Artístico-culturais no Café do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.

    20h30 – Espetáculo: Os Construtores de Muros;

    Voeverá Companhia de Teatro (Chapecó – SC);

    Classificação indicativa: Livre;

    Local: Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.

    6 5 4 (4) 3 (8) 2 (10) 1 (12)

    Prefeitura de Chapecó