“Não vamos deixar de usar máscaras neste ano”, diz secretário de Saúde de SC
24 de agosto de 2021O uso de máscaras continuará no hábito dos catarinenses em 2021. Essa é a afirmação do secretário de Estado de Saúde, André Motta Ribeiro. Nas redes sociais, nesta segunda-feira (23), ele se manifestou sobre o assunto que ganhou novamente as atenções depois que o presidente Jair Bolsonaro voltou a cogitar a retirada da obrigatoriedade do uso do equipamento. Bolsonaro, aliás, já não utiliza a máscara com certa frequência.
Em sua publicação Motta Ribeiro escreveu: “Me perguntaram hoje: ‘Secretário, quando o senhor acha que vamos poder sair sem máscaras?’ Eu disse que essa era uma pergunta que eu não saberia responder, mas que com certeza esta data não pertence à 2021”.
Contrariando o presidente Bolsonaro que disse que vai discutir o fim do uso obrigatório de máscara com ministro Queiroga, o secretário de saúde de SC também publicou outra frase dentro de uma imagem para falar sobre as ações consideradas importantes para conter o avanço da doença: “Se eu tivesse que destacar duas, entre as ações mais importantes de regramento sanitário, seriam o uso de máscara e manter os ambientes arejados. Não vamos deixar de usar máscaras, pelo menos, não neste ano”.
Bolsonaro e as máscaras
Bolsonaro falou sobre o fim do uso obrigatório de máscaras no Brasil durante entrevista na manhã desta segunda-feira (23) à rádio Regional FM 91.5. Segundo ele, o motivo é por conta do estágio de vacinação contra o vírus e a quantidade de pessoas que já se contaminaram, que, segundo ele, “estão imunizadas”.
A ciência, no entanto, já afirmou que quem se contaminou uma vez pode pegar a doença novamente. Em junho, o presidente já havia dito que faria um parecer desobrigando o uso de máscaras por pessoas que já tiveram a doença ou foram vacinadas. Lembrando que não há um decreto federal que obriga o uso de máscaras, mas sim decretos estaduais, municipais e distritais. Além disso, prefeitos e governadores têm autonomia para decidir sobre as decisões referentes ao enfrentamento à pandemia.
Com informações NSC Total