MPF arquiva investigações contra Bolsonaro por motociata em SC
29 de setembro de 2021O Ministério Público Federal (MPF) arquivou dois procedimentos instaurados em Santa Catarina para apurar suspeitas de irregularidades relacionadas à motociata do presidente Jair Bolsonaro em Chapecó, no dia 26 de junho. Um deles era um inquérito por desrespeito a regras de trânsito durante o evento e incluía o presidente da República e o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD).
O MPF chegou a emitir uma recomendação para que os policiais rodoviários que atuariam durante a motociata agissem com “estrita observância às normas de trânsito”. Após o evento, o entendimento da Procuradoria foi de que o passeio de moto ocorreu em “relativa ordem” e registrou baixo número de acidentes. Pediu então o arquivamento, que foi homologado pela 5ª Câmara de Coordenação e Revisão, em Brasília.
O segundo procedimento arquivado foi uma notícia de fato por descumprimento de regras sanitárias de prevenção à disseminação da Covid-19. A investigação não caminhou e foi abortada pela Procuradoria da República em Chapecó.
Quanto custou?
O custo das motociatas do presidente Jair Bolsonaro está em discussão no Tribunal de Contas da União (TCU), que realizou auditoria a pedido da CPI da Covid. A documentação é analisada nesta terça-feira (28), em sessão sigilosa.
Com informações NSC Total