Operações da Polícia Federal apuram fraudes em auxílio emergencial em duas cidades de SC
30 de setembro de 2021Segundo investigações, grupo pode ter desviado cerca de R$ 100 mil. Foram cumpridos mandados de busca em Joinville e Curitibanos.
Duas operações da Polícia Federal foram deflagradas na manhã desta quinta-feira (30) em Santa Catarina. Ambas tinham como objetivo combater fraudes e desvios no recebimento do benefício do auxílio emergencial, criado em razão da crise de saúde pública causada pela pandemia de Covid-19. Uma delas ocorreu em Joinville, no Norte catarinense, e a outra Curitibanos, no Oeste.
A Polícia Federal cumpriu cinco mandados de busca nas cidades. O órgão estima que o grupo desviou cerca de R$ 100 mil em três meses.
Investigação
As investigações começaram em 2021 a partir de informações encaminhadas pela Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial (Bnfae), que é uma força-tarefa firmada entre a Polícia Federal e Caixa Econômica Federal.
O órgão identificou que os autores praticaram fraudes para obter o benefício assistencial com os nomes e dados de terceiros nas duas cidades.
Os suspeitos estão sendo investigados pelos crimes de furto qualificado mediante fraude e falsificação de documento público. Se condenados, o suspeitos poderão ficar presos por até 14 anos.