Cavalo resgatado às margens de rio engorda 20 kg e vira mascote de ONG: ‘Lindo, dócil e saudável’
13 de outubro de 2021Animal era usado para puxar carroça e foi encontrado em 2016, agonizando depois de cair em um barranco em Itapetininga (SP).
Depois de mais de cinco anos de cuidados, o cavalo que foi resgatado às margens de um rio em Itapetininga (SP) está irreconhecível. Com cerca de 20 quilos a mais, o Rafa, como passou a ser chamado, virou o mascote dos animais de grande porte da União Internacional Protetora dos Animais (UIPA).
O cavalo foi encontrado no dia 14 de setembro de 2016 na Vila Mazzei. De acordo com a ONG que fez o resgate, ele estava agonizando depois de cair de um barranco de aproximadamente quatro metros de altura.
Inicialmente, os funcionários pensaram que se tratava de uma égua, que não conseguia nem se levantar de tão debilitada, mas depois constataram que o animal era macho. Na época, a UIPA contou que o cavalo estava muito ferido, com sinais de maus-tratos.
“O Rafa foi explorado e usado para puxar carroças e, quando não conseguia mais por conta de estar doente, ele foi descartado em um local pra morrer. Chegamos e resgatamos. Foi um resgate sofrido e, na época, achamos que ele não sobreviveria”, relata a instituição.
Mais de cinco anos depois, o cavalo segue sob os cuidados da ONG. Ele recebeu atendimento veterinário, engordou cerca de 20 quilos e se recuperou dos ferimentos.
“Com a ajuda de muitas pessoas, hoje ele segue lindo, dócil e saudável. Um antes e depois de nos dar muita alegria. O Rafa é a prova que o amor cura, e ele é um dos nossos mascotes grande porte”, declara a ONG.
Com informações G1