Passarinhos raros e ameaçados de extinção são resgatados em operação contra o tráfico de animais em SC
4 de novembro de 2021Animais foram resgatados em 20 de outubro, depois de uma denúncia que indicava o comércio ilegal da espécie em Rodeio, no Vale do Itajaí.
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) resgatou 13 pássaros da espécie cardeal-amarelo em Rodeio, no Vale do Itajaí. Os animais, que estão ameaçados de extinção, foram recolhidos em 20 de outubro, depois de uma denúncia que indicava o comércio ilegal da espécie.
A ação foi divulgada pelo órgão na quarta-feira (3). As aves foram levadas para o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (PR).
O cardeal-amarelo é uma espécie visada pelo tráfico de fauna silvestre por conta da beleza e o canto melodioso, o que culminou na redução de população. No Brasil, segundo o IMA, estima-se que há apenas 50 indivíduos, o que torna a aparição rara.
O animal está na lista de espécies ameaçadas de extinção na categoria crítica e é alvo do Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves dos Campos Sulinos. O IMA faz parte da iniciativa.
Somente em 2021, o Instituto do Meio Ambiente recebeu 513 aves, oriundas de apreensões no Estado, para reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho.
Com informações G1 SC