Movimento Sem Terra invade parte da Floresta Nacional em Chapecó
4 de junho de 2016 Off Por ChapecóChapecó – A Reserva Nacional do IBAMA (Floresta Nacional), foi invadida pelo Movimento Sem Terra (MST).
Segundo informações aproximadamente 500 famílias invadiram o local na madrugada desse sábado, (4). São 1.800 pessoas aproximadas, vindas de todas as regiões, Oeste, Extremo Oeste e Meio Oeste.
As famílias começaram a chegar por volta das duas e meia da madrugada e a previsão é de chegar mais famílias.
A intenção do movimento é reivindicar uma área de 800 hectares onde é reflorestamento de Pinus. Eles pedem atenção do governo federal para que esta área os Pinus sejam derrubados e que sejam assentadas as famílias.
Segundo o que informou um dos líderes do movimento ao Repórter Eduardo Prado da Ric/Tv, eles são cientes e defendem a preservação da área nativa, mas buscam a desapropriação da área reflorestada. A intenção deles é após assentar as famílias, trabalharem com produtos agro ecológico.
O local está bem organizado pelos sem terras e há uma grande barricada na chegada do local.
O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó, Tenente Coronel Vitório Radichewiski Júnior informou que a polícia foi ao local, conversou com alguns integrantes do movimento. Agora será confeccionando um B.O – Boletim de Ocorrência e encaminhado o documento para a Polícia Federal e Justiça Agrária por se tratar de uma área nacional. Ele salientou que a Polícia está atenta e faz o monitoramento da situação.
A Floresta Nacional de Chapecó é uma unidade de uso sustentável localizada nos municípios de Guatambu e Chapecó
Colaboração: Eduardo Prado/ Ric/Tv
Fonte: Cidadão no Comando