Quase 70% dos internados por Covid em SC não têm esquema vacinal completo, segundo secretário

Quase 70% dos internados por Covid em SC não têm esquema vacinal completo, segundo secretário

2 de fevereiro de 2022 Off Por Editor



  • Entre os 242 pacientes internados com Covid-19 em Santa Catarina, 167 não tinham o esquema vacinal completo contra o coronavírus. A informação foi divulgada nessa terça-feira (1°) pelo secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro. O índice representa 69% do total de internados.

    O levantamento foi feito com base em dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) na segunda-feira (31), de acordo com André Motta. Ele não detalhou se os pacientes internados estavam em leitos de enfermaria ou em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

    Por meio de uma publicação nas redes sociais, o secretário de saúde afirmou que a dose de reforço é a que completa o esquema vacinal contra a Covid-19.

    Secretário André Motta Ribeiro faz publicação sobre internados com esquema vacinal incompleto
    Levantamento foi feito no início desta semana
    Em Joinville, cidade mais populosa de Santa Catarina, dados levantados pela prefeitura apontaram que 80% dos internados em UTIs não completaram o esquema de imunização. Na última sexta-feira (28), dos 28 pacientes internados com Covid-19 na cidade, 14 não estavam vacinados e oito não tinham recebido a dose de reforço.

    Os seis pacientes que estavam com o esquema vacinal completo tinham algum tipo de comorbidade, de acordo com a prefeitura. Para a secretaria de saúde, os números reforçam a importância da vacinação.

    — A gente precisa sempre ressaltar que a principal importância da vacina é no sentido de evitar o agravamento, no sentido de proteger a pessoa contra uma forma grave da doença — disse Andrei Kolaceke, diretor executivo da secretária de saúde do município, em entrevista.

    Em Santa Catarina, 86,88% da população vacinável recebeu ao menos uma dose da vacina. Segundo dados do Estado, 74,02% da população está imunizada.

    Com informações NSC Total