Animal silvestre é resgatado na região oeste de Santa Catarina
9 de junho de 2016 Off Por ChapecóChapecó – – Na última sexta-feira (3), no município de São Domingos a Polícia Militar Ambiental de Chapecó, resgatou um animal pertencente à fauna silvestre, popularmente conhecido por irara.
A irara (Eira barbara) é um mamífero de porte médio que se alimenta de pequenos vertebrados, cana-de-açúcar, insetos, frutos e mel, podendo atingir até 60 centímetros de comprimento de corpo mais 47 centímetros de cauda. São animais ágeis e rápidos, capazes de correr e nadar muito bem além de possuírem grande habilidade para subir em árvores. Distribui-se em quase todo o Brasil, sendo mais comum em áreas de vegetação densa. Apesar de não constar na lista de espécies ameaçadas de extinção é considerada vulnerável no Rio Grande do Sul.
Segundo o Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental Tenente Coronel Jorge Luiz Haack, sua principal ameaça é a perda de habitat, além disso, em algumas regiões existem conflitos com avicultores, apicultores e agricultores, em função da precação de galinhas, danos causados a colmeias artificiais e cultivo de frutas, resultando na morte do animal por retaliação. Outra ameaça são os atropelamentos em estradas e rodovias, a proximidade de espécies silvestres com animais domésticos pela competição por recursos alimentares e a contaminação por doenças domésticas.
O animal silvestre apresentava indícios de ter sido mantido em cativeiro o que impedia sua soltura imediata na natureza, dessa forma, após análise de profissional habilitado, foi conduzido até o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) do Parque do Rio Vermelho para os devidos cuidados objetivando possível devolução ao seu ambiente natural após período de reabilitação.
A Polícia Militar Ambiental adverte que a manutenção de animais silvestres em cativeiro sem a autorização legal é considerado crime ambiental, sujeitando os infratores às penalidades administrativas e penais.
Todo animal tem direito a viver livre em seu ambiente natural, cabendo a cada um de nós garantirmos que isso ocorra. Finalizou Haack.
Fonte: Cidadão no Comando