Vídeo: Polícia Ambiental recolhe cervo raro em São Joaquim
14 de fevereiro de 2022A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina (PMA) recolheu na manhã de domingo (13), um cervo exótico que estava circulando pelas ruas no centro da cidade de São Joaquim e acabou entrando em uma propriedade.
O animal foi avistado perambulando pelos quintais da Rua Paulo Bathke. Com a pata quebrada e com ferimentos no focinho ele foi socorrido por um casal de dentistas que capturou o animal e acionaram o IBAMA.
“Ele forçou o portão (de vidro) e conseguiu entrar em nosso Jardim, vimos que ele estava machucado, amarramos, demos água e ligamos para o IBAMA que veio e recolheu o animal. ” contou o dentista João Paulo Bett.
“Como os cervídeos possuem entre suas características a timidez, e por serem arredios e medrosos, com isto eles são muito assustados e podem morrer de stress e ocasionar ataque no coração.” Contou o Biólogo Bruno Hartmann.
O animal é da espécie Axis e é considerado invasor por não pertencer a nossa região e pode causar impactos ambientais para a fauna local, segundo especialistas. Uma das hipóteses que o animal foi introduzido em fazendas de caças. Os cervos Axis são comuns nas florestas da Índia, Sri Lanka e Nepal.
O animal foi encaminhado ao centro de medicina da UDESC e a Polícia Militar Ambiental, está verificando junto ao IMA e o IBAMA, se há um criadouro autorizado que esse animal possa ter escapado. Caso o criadouro não tenha essa autorização, vai ser notificado e o animal entregue a algum criadouro autorizado.