Governo de SC ajudará Itamaraty a repatriar catarinenses na Ucrânia
24 de fevereiro de 2022Informação foi confirmada pela Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI).
Nesta quinta-feira (24), o mundo amanheceu com as notícias do ataque da Rússia contra a Ucrânia. E após muitas informações, principalmente do pedido de ajuda de muitos brasileiros, o Governo de Santa Catarina anunciou que está atuando junto ao Itamaraty para repatriar os Catarinenses que estão no local. Essa informação foi confirmada pela Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI).
Segundo o secretária executivo, Fernando Raupp, do mesmo modo que o Governo do Estado já trabalhou para ajudar na repatriação de catarinenses que estavam no exterior em outras situações, hoje também auxiliará o Itamaraty para que todos que estejam com dificuldades na Ucrânia possam retornar a Santa Catarina.
Neste momento, há cerca de 500 brasileiros no país em contato com a Embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia.
Veja o comunicado completo
O secretário executivo de Assuntos Internacionais (SAI), Fernando Raupp, informa que do mesmo modo que o Governo do Estado, por meio da SAI, trabalhou para ajudar na repatriação de catarinenses que estavam no exterior em outras situações, novamente – no que compete ao Estado –, o governo se colocará à disposição do Itamaraty em situações em que catarinenses que, por ventura, estejam na Ucrânia, precisem de informações ou queiram retornar a Santa Catarina.
Neste momento, o Itamaraty colocou à disposição, em seu site, os canais de comunicação para que os cerca de 500 brasileiros na Ucrânia entrem em contato a Embaixada do Brasil em Kiev. O Ministério das Relações Exteriores também disponibilizou o contato do Itamaraty, em Brasília, para os familiares desses brasileiros.
Embaixada Brasileira na Ucrânia pede que brasileiros mantenham contato
A Embaixada do Brasil em Kiev informou em nota que está renovando o cadastro dos brasileiros que estão no país. Por isso, solicitou que todos que estejam no local, mantenham contato diário com a embaixada.
Confira a mensagem da Embaixada Brasileira no país
A Embaixada do Brasil em Kiev permanece aberta e dedicada, com prioridade, desde o agravamento das tensões, à proteção dos cerca de 500 cidadãos brasileiros na Ucrânia. A Embaixada vem renovando o cadastramento dos brasileiros e tem-lhes transmitido orientações, por meio de mensagens em seu site, em sua página no Facebook e em grupo do aplicativo Telegram .
Solicita-se aos cidadãos brasileiros em território ucraniano, em particular aos que se encontrem no leste do país e outras regiões em condições de conflito, que mantenham contato diário com a Embaixada. Caso necessitem de auxílio para deixar a Ucrânia, devem seguir as orientações da Embaixada e, no caso dos residentes no leste, deslocar-se para Kiev assim que as condições de segurança o permitam.
O Itamaraty disponibiliza, ainda, para casos de emergência consular de brasileiros na Ucrânia e seus familiares, o número de telefone de plantão consular +55 61 98260-0610.
Com informações O Município