Canadá abre mercado para carne suína produzida em Santa Catarina
15 de março de 2022Concessão tem caráter de exclusividade por causa das condições sanitárias do rebanho catarinense.
Santa Catarina poderá exportar carne suína para o Canadá, país que é referência na produção do produto, conforme anunciou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), na segunda-feira (14).
Segundo o governo, a concessão tem caráter de exclusividade por causa das condições sanitárias do rebanho catarinense.
O estado foi o único do país reconhecido como livre de febre aftosa, sem vacinação, no período analisado, que é um dos critérios estabelecidos pelas autoridades do Canadá.
Importância no mercado
Conforme a Associação Brasileira de Proteína Animal, a produção de Santa Catarina deve complementar a produção local canadense, disponibilizando ao país produtos de qualidade premium.
Segundo o gerente-executivo do Sindicato da Indústria da Carne e Derivados do estado (Sindicarne SC), Jorge de Lima, o mercado canadense é um dos mais exigentes do mundo, assim como os Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão, que já são compradores da carne suína catarinense.
“Essa notícia vem em muito boa hora e esperamos poder fomentar nosso setor, numa retomada de crescimento da economia mundial. Em breve, pretendemos ter um incremento de renda, de produção e na produtividade. Sempre respeitando os pilares de sanidade, nutrição e genética, em consonância com as regras ambientais. Isso nos habilita a acessar um mercado tão importante quanto o canadense”, destaca.
Ainda de acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, apesar de ser o sétimo maior produtor mundial de carne suína, o Canadá também é um grande importador do produto. Em 2021, o país adquiriu 260 mil toneladas do produto, principalmente dos Estados Unidos.
A decisão foi oficializada durante visita da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que está no Canadá desde o último final de semana. Entre as pautas no país, também está o aumento das exportações de potássio para o Brasil.
Com informações G1 SC