Oficina gratuita de Grafite para adolescentes
20 de junho de 2016A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura (Secul), realiza no próximo sábado (25), uma Oficina de Grafite, direcionada a crianças e adolescentes da ONG Verde Vida ou que integrem as comunidades dos Bairros Bom Pastor e São Pedro.
Para inscrever-se os interessados devem ter no mínimo 11 anos de idade, entrar em contato com a ONG ou com a Secul, pelo telefone 49 3319 1010, na Sede da Secretaria localizada no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes ou ainda pelo email [email protected] . A atividade é gratuita, conta com quinze vagas, será desenvolvida no período vespertino das 13h30 às 17h30, por professores da Escola de Artes de Chapecó.
A iniciativa tem como objetivo possibilitar o conhecimento, a informação e a conscientização da comunidade em relação ao grafite, divulgando a linguagem e promovendo seu interesse. Serão trabalhadas técnicas como o “Stencil”, e apresentadas imagens e conceitos pertinentes à arte urbana. A intenção é construir nos adolescentes a consciência sobre a valorização da arte e diferenciação entre grafite e pichação, evitando vandalismo e depredação em espaços públicos e privados.
As atividades serão divididas em teoria e prática, com contextualização da linguagem, elementos de identificação pessoal, confecção do Stencil da imagem desenhada previamente, testes em papel, análise do espaço a ser pintado, além de análise e socialização final. O espaço escolhido para a pintura foi a Escola Parque Cidadão Leonel de Moura Brizola. De acordo com Grasieli Canelles Bernardi, que coordena a oficina pela Secretaria de Cultura, “este espaço foi pensando também para que os estudantes apropriem-se da escola e a valorizem como sua”, explica.