Implante dentário – um procedimento que pode salvar seu sorriso
18 de abril de 2022Os implantes dentários estão se popularizando cada vez mais, e atualmente são mais acessíveis à população. A técnica de implantação dentária consiste em reabilitação oral e está diretamente associada a autoestima e a autoconfiança. Provavelmente você já ouviu falar que o sorriso é o nosso cartão de visita, e estar com ele esteticamente bonito e sadio nos torna mais seguros ao sorrir, além de melhorar a mastigação e fala.
Com certeza você conhece alguém que teve seus dentes extraídos, em decorrência de cáries, doenças gengivais, infecções, traumas ou outras situações de perdas, como acidentes; também existem pessoas que sofrem com a falta de dentes desde o nascimento. Para todos esses casos é indicado a realização de implantes.
Como o implante é realizado?
Muitos devem se perguntar se o procedimento é doloroso, e a resposta é não. Como deve ser feito em clínica odontológica, mediante anestesia local, torna-se um processo indolor. Na prática é feito um corte na gengiva onde será fixado o pino no osso do maxilar ou da mandíbula. Esse pino que substitui a raiz do dente normalmente é de titânio, o que diminui o risco de rejeição, além de ser um material não corrosivo e que não enferruja. Já a coroa é de resina ou porcelana. O procedimento em média dura 90 minutos para cada dente colocado, e ao final o pino estará coberto pela gengiva, não ficando aparente.
Cuidados pré e pós operatório
No pré operatório, é indicado exames como radiografias e acompanhamento com seu dentista para detectar problemas e avaliar a situação clínica dos seus dentes. Já no pós, é essencial seguir à risca as recomendações e tomar os medicamentos necessários. Quanto a higienização, deve ser feita com frequência e delicadeza para evitar lesões, além de nos primeiros dias aplicar compressas com gelo no local. A alimentação nas primeiras 48 horas deve ser líquida e gelada, como sorvetes, gelatinas, sucos, caldos e vitaminas.
Tipos de implantes dentários
Engana-se quem acha que implante é um só padrão. O mercado odontológico oferece diversos tipos que proporcionam excelentes resultados e vão de acordo com a necessidade do paciente. Vamos ver a seguir:
– Implante unitário simples
Feito quando falta um único dente, com um único implante e uma coroa.
– Implante duplo
Ótima opção para quem possui falta de três dentes consecutivos, assim é possível que apenas dois pinos substituam as perdas, por isso o nome. A diferença é que o dente do meio fica apoiado na gengiva.
– Implante com prótese protocolo
Caracterizado por uma prótese fixa, que sustenta de quatro a oito implantes. Realizado em casos de grandes perdas, e para ser feito os ossos precisam estar saudáveis.
– Implante com prótese overdenture
Essa prótese é removível, como se fosse uma dentadura que se encaixa nos implantes.
– Implante zigomático
Indicado para pacientes com atrofia maxilar, é o único implante feito na maçã do rosto, ou em termos técnicos, no osso zigomático.
Como escolher a clínica
Você deve levar em consideração que precisa ser um espaço seguro e acolhedor em que se sinta bem, além de ter profissionais qualificados e de confiança. Esse lugar é a Orthosmile de Chapecó, onde eu, Dra. Pâmela Godoy vou lhe atender com todo carinho, atenção e profissionalismo que você precisa e deseja. E, agora que você já sabe um pouco mais sobre implantes, agende uma avaliação aqui na Orthosmile, vai ser um prazer lhe atendermos, tirarmos suas dúvidas e avaliar qual o melhor procedimento para o seu caso. Não deixe de sorrir por um problema que nós podemos te ajudar a resolver.
Entre em contato conosco através do link a seguir: https://linktr.ee/orthosmile