Escola de SC passa a cantar hino da Venezuela para acolher alunos imigrantes
31 de maio de 2022Unidade conta com 34 estudantes estrangeiros
A escola Santo André, em Capivari de Baixo, no Sul catarinense, incorporou o canto do hino da Venezuela como atividade oficial. A ação, segundo a direção da unidade, foi adotada para acolher os 34 estudantes do país vizinho que estudam no colégio.
Na segunda-feira (30), os estudantes cantaram pela primeira vez o hino “Gloria al Bravo Pueblo”, atividade que deve se repetir pelo menos uma vez por mês. Na escola, os alunos cantam o hino do Brasil e do município todas as segundas-feiras.
— É uma forma de integrar os alunos que se sentem muito acuados. Eles adoraram a atividade e até se emocionaram — conta a diretora da escola Cláudia da Rosa Nascimento Lopes.
Além do hino, uma estudante venezuelana leu um poema em espanhol para os colegas. O texto foi traduzido pela diretora após a leitura.
A unidade não conta com aulas de espanhol e os estrangeiros enfrentam dificuldades em entender o português. A atividade do hino foi incorporada à rotina para tentar, segundo a diretora, quebrar essa barreira e tornar a cultura venezuelana mais presente no dia dos alunos.
A unidade atende 240 estudantes do ensino infantil até o nono ano do fundamental — crianças de 4 a 14 anos.
Com informações NSC Total