
Jovem de SC é alvo de operação da Polícia Civil por apologia ao nazismo
11 de agosto de 2022Durante investigação, suspeito disse ser admirador de Adolf Hitler
Um jovem de Porto Belo, no Litoral Norte de Santa Catarina, está sendo investigado suspeito de fazer apologia ao nazismo e disseminar o ódio contra negros e judeus nas redes sociais. Nesta quinta-feira (11), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência do homem.
A investigação teve início há um mês e, na ação desta quinta-feira, foram apreendidos o computador e o aparelho celular do jovem, para análise. Conforme a Polícia Civil, durante a operação o jovem confirmou ser admirador de Adolf Hitler.
A operação contou com o apoio da Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais e Crimes contra as Relações de Consumo (DCAC) da DEIC/PCSC. Além disso, no inquérito policial foi apurado que o homem é suspeito de realizar publicações racistas e de perseguição.
No Brasil, a lei federal antirracismo (Lei nº 7.716, de 1989) prevê como crime “praticar, induzir, incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”, bem como outras formas de divulgação do nazismo.