Bebê de quatro meses viraliza ao provar ‘peitolé’ em vídeo; veja
22 de setembro de 2022Cena fez sucesso nas redes sociais
Loriane Ricalde de de 27 anos e o pequeno Caetano, de quatro meses, viralizaram nas redes sociais na segunda-feira (19), após um vídeo onde o bebê chupa um picolé feito com leite materno, repercutir e gerar milhares de visualizações. O chamado ‘peitolé’ ou “tetolé’ é uma opção para aliviar o calor da gengiva, causado pelos dentes que começam a aparecer.
A dentista de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, conta como conheceu a ideia de congelar o leite materno em forma de picolé. “Eu já tinha visto alguns vídeos na internet sobre o ‘peitolé’ e fiquei om vontade fazer, assim que a pediatra liberou eu corri para fazer”, lembra.
A mãe explica que o picolé de leite materno ajudou o filho. “De início ele estranhou, porque nunca tinha tido contato com algo tão gelado, mas quando identificou o gosto adorou e tomou até o final”, lembra.
“Os bebês sentem muito incômodo na hora que o dentinho começa a nascer e o gelado alivia”, afirma. Loriane destaca que antes de dar o picolé para o filho, conversou com a pediatra dele, que liberou a forma de oferecer o leite.
Além da liberação do médico, para preparar o ‘peitolé’ é preciso retirar o leite materno com uma bomba, muito bem higienizada, e congelar o leite puro em forminhas de picolé.
“Teve um super repercussão porque muita gente não conhecia e ficou curiosa e bastante comentários com algumas críticas também de pessoas que não entendem do assunto”, explica ao falar da viralização do vídeo.
Peitolé é uma opção para os bebês
A Sociedade Brasileira de Pediatria diz que o leite materno congelado tem o objetivo de aliviar o calor e da erupção dentária, e não de alimentar o bebê, mas é uma opção que pode ser definida junto com o pediatra. Assim, os pequenos devem consumir somente o leite materno como alimento até os seis meses, após a introdução alimentar pode ser iniciada, com acompanhamento médico.
Os cuidados na extração e armazenamento do leite materno são os mesmo recomendados para a doação do leite humano.
Veja o vídeo: