Vídeo: cabo de aço não resiste à força da água e balsa fica à deriva no Rio Chapecó
13 de outubro de 2022Registro da balsa encalhada foi feita por um drone
O cabo de aço que mantinha a balsa no local de travessia na Capão Grande, no Oeste de Santa Catarina, não resistiu à força da água e rompeu na manhã da última quarta-feira (12), deixando a balsa à deriva no Rio Chapecó.
Equipes da Prefeitura de Abelardo Luz e da Defesa Civil monitoraram a situação. Segundo a administração do munícipio, a probabilidade da balsa chegar até a ponte da SC-155 era pequena, mas uma equipe esteve no local para interromper o trânsito caso se aproxime da ponte. Os Bombeiros também acompanharam a situação e três equipes formadas pela Defesa Civil monitoraram pontos específicos do Rio Chapecó.
Veja o vídeo da balsa:
A balsa depois de um tempo à deriva foi encontrada no mesmo dia (12). De acordo com a Defesa Civil, a estrutura está submersa e presa na vegetação.
O registro da balsa encalhada foi feito por um drone e mostra ela cerca de 3 quilômetros do perímetro urbano de Abelardo Luz. Conforme análise da Defesa Civil, o risco da balsa se mover do local é quase nulo, pois está enroscada na vegetação e submersa. Quando o nível do rio baixar, haverá tentativa de retirar a estrutura do local, informa o órgão.
O incidente aconteceu por causa da chuvas na região Oeste do Estado, que causaram correnteza no rio. Não havia ninguém no local no momento do rompimento e não há feridos.