Sol, ciclone, temperaturas altas e temporais devem marcar a semana em SC

Sol, ciclone, temperaturas altas e temporais devem marcar a semana em SC

24 de outubro de 2022 Off Por Editor



  • Confira a previsão completa para Santa Catarina

    A última semana de outubro inicia com sol em algumas regiões de Santa Catarina. Conforme a Defesa Civil, no entanto, a combinação entre o calor e a umidade pode trazer pancadas de chuva e temporais isolados no Vale do Itajaí, Planalto Norte e no Litoral.

    Confira previsão completa para semana em SC

    Segunda-feira (24)

    Uma área de alta pressão atmosférica mantém o dia ensolarado entre o Extremo Oeste e o Planalto Sul. Já nas regiões litorâneas, Vale do Itajaí e Planalto Norte, a combinação entre o calor e a umidade vinda do oceano favorece o aumento de nuvens ao longo do dia, que podem evoluir para pancadas de chuva e temporais isolados (com descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo) a partir da tarde. As temperaturas variam entre 20°C e 22°C no Planalto Sul e de 23°C a 26°C nas demais regiões catarinenses, podendo chegar aos 28°C no Alto Vale do Itajaí.

    Terça-feira (25)

    A terça será marcada pelo tempo firme em todo o Estado. Há possibilidade do aumento das temperaturas entre o Extremo e o Meio-Oeste, com as máximas ficando entre 26°C e 28°C.

    Quarta-feira (26)

    O dia inicia com tempo firme em Santa Catarina, com presença de sol e poucas nuvens. Entretanto, a partir da tarde, o aprofundamento de uma área de baixa pressão no Paraguai e a formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e a Argentina, trazem temporais com rajadas de vento, raios e queda de granizo no Grande Oeste, Extremo Oeste e Centro do Estado no decorrer do período. As temperaturas máximas podem chegar aos 30°C no Grande Oeste e Litoral Sul.

    Quinta-feira (27)

    A formação e atuação de uma frente fria associada ao ciclone provocam chuvas e temporais em todas as regiões de Santa Catarina.

    Sexta-feira (28)

    A entrada de um sistema de alta pressão estabiliza o tempo do Extremo Oeste aos Planaltos, e provoca circulação marítima no Litoral, o que favorece a nebulosidade e a ocorrência de chuviscos nestas áreas.