Vídeos: avião declara emergência e sofre danos com temporal no Paraguai
27 de outubro de 2022Aeronave da empresa Latam que fazia rota do Chile para o Paraguai teve danos no para-brisa e no radome (bico) do aparelho
Um avião da empresa aérea Latam que partiu de Santiago do Chile e deveria pousar durante a tarde da quarta-feira no Aeroporto Silvio Pettirossi, de Assunção, alternou pela tempestade para Foz de Iguaçu, no Paraná. Ao retornar do Brasil para Luque, na Grande Assunção, onde está o aeroporto da capital paraguaia, voltou a enfrentar mau tempo e sofreu danos com a tempestade.
O comandante da aeronave chegou a declarar emergência, mas o aparelho com 48 passageiros pousou em segurança, noticiou o jornal ABC Color. Conforme a imprensa de Assunção, o avião pousou na capital paraguaia sem um motor funcionado, com para-brisas quebrado pelo granizo e com o radome (“nariz”) destruído.
Vídeo gravado por um passageiro registrou a turbulência severa durante o voo da empresa Latam sobre o Paraguai. A aeronave ingressou no sistema de intensa instabilidade que estava sobre o país por conta de uma frente fria que avançava pela região. No vídeo, passageiros gritam com a violenta turbulência. “Por favor, santo Deus, que bárbaro”, um dos passageiros do avião é ouvido.
A aeronave deveria ter pousado em Luque às 17h25 de quarta-feira, porém, devido à situação meteorológica, o voo desviou para o Leste do país e pousou em Foz de Iguaçu, onde permaneceu por algumas horas. O voo, então, seguiu de volta para o seu destino final programado e sob condições ainda piores que horas antes tinham impedido o pouso em Assunção. Uma frente fria estava sobre o Paraguai no momento da primeira tentativa de pouso em Assunção e ainda quando da segunda tentativa de pouso horas depois na capital paraguaia. O Aeroporto de Assunção (SGAS) reportou chuva torrencial e vento ao redor de 80 km/h no pior momento da tempestade. O primeiro informe de chuva com trovoadas foi às 18h (hora de Brasília) e o último às 21h36. Os danos ocorreram no trajeto entre Foz e Assunção, quando o sistema frontal estava mais a Leste do Paraguai com uma linha de tempestades entre a cidade do Paraná e a capital paraguaia.
Marcial Guillermo Gómez, um dos passageiros que estava dentro do avião, conversou com o jornal ABC Color de Assunção e relatou que embarcou por volta das 15h da quarta-feira. De acordo com ele, foram momentos de tensão já na primeira tentativa de pousar na capital paraguaia. “Quando saímos de Santiago sabia que íamos chegar com uma tempestade. Ainda assim, o comandante disse que teríamos tempo bom em rota. Estivemos em Foz três horas e meia ou quatro. Alguns que estavam indo para São Paulo desceram”, disse Gómez. Por fim, o passageiro conta que saiu de Foz do Iguaçu por volta das 21h45 e pousou às 23h”. A capital do Paraguai foi atingida por chuva muito intensa que gerou pontos de alagamentos e inundações repentinas. Houve queda de árvores em Assunção pelo vento de até 80 km/h que soprou no fim da tarde, acompanhando o temporal. Inundações ocorreram ainda em outras cidades do Paraguai, onde a frente fria também trouxe temporais com chuva com altos volumes em curtos períodos.
Veja as imagens impressionantes:
Com informações MetSul