Jovens continuam desaparecidos no Foz de Chapecó em São Carlos
2 de agosto de 2016 Off Por ChapecóSão Carlos – Desde a manhã desta segunda-feira três equipes dos Bombeiros, São Carlos, Pinhalzinho e Chapecó com apoio do SAER/FRON, procuram por Fabiano Stobe de 32 anos e João Vinicius Leal Kichi de 25 anos, todos moradores de São Carlos. Eles desapareceram na tarde deste domingo (31), quando a embarcação em que estavam foi puxada pela vazão do vertedouro da barragem. Lucian Marcelo Vieira Cavalli de 25 anos que estava junto conseguiu escapar. Ele era o único que estava com colete salva-vidas e acionou o Corpo de Bombeiros de São Carlos, por volta das 18h30.
Na manhã desta segunda-feira (1), a Foz do Chapecó Energia emitiu um comunicado onde lamenta o ocorrido e reforça a área restrita.
Ficou descartado o desligamento da Usina por pelo menos os próximos três dias. O que ficou definido é de que haverá uma alternância no funcionamento das 13 comportas, visando à redução na vazão, e que as equipes possam aumentar a área de busca na superfície.
Conforme o comandante a profundidade onde se possa encontrar algo fica entre 15 e 22 metros, local este que possui pedras, entulhos, galhos, onde algum corpo possa ficar enroscado, mas que devido à vazão do vertedouro não é possível uma aproximação. A expectativa é de que com estas 72 horas algum corpo possa aparecer abaixo no leito, em alguma margem ou taipa, locais que já estão sendo monitorados.
COMUNICADO
A Foz do Chapecó Energia lamenta profundamente o acidente envolvendo uma embarcação com três pescadores, próximo ao vertedouro da Usina, neste domingo, dia 31 de julho. A empresa está à disposição das autoridades para auxiliar no que for possível a busca pelos dois homens que ainda estão desaparecidos.
Conforme já amplamente noticiado em ocasiões anteriores, a pesca é terminantemente proibida na região do vertedouro, justamente para preservar a segurança de todos, devido aos perigos existentes no local. Este trecho, chamado zona de exclusão da Usina, está sinalizado, indicando a proibição do acesso. A população precisa respeitar os limites da zona de exclusão, para que acidentes como esse não voltem a ocorrer.
Permanecemos à disposição das autoridades e externamos nossa solidariedade às famílias envolvidas.
Elvis Caetano/ Tropical FM
Fonte: Cidadão no Comando