Chuva intensa em SC causa estragos em 4 regiões; Defesa Civil mantém alerta máximo
28 de novembro de 2022Chuva persistente no Estado decorre pelo deslocamento da umidade do mar para o continente, que é reforçado por um sistema de baixa pressão
A chuva forte que atingiu Santa Catarina entre sábado (26) e a madrugada deste domingo (27) causou estragos em pelo menos quatro regiões. A Defesa Civil emitiu um alerta máximo para deslizamentos em cidades e, também, um novo alerta sobre o alto volume de chuva.
Em regiões como o Litoral Norte e a Grande Florianópolis, o acumulado de chuva em 24 horas pode ficar entre 60 e 100 milímetros. A chuva persistente em SC decorre do deslocamento da umidade do mar para o continente, que é reforçado por um sistema de baixa pressão.
Balneário Camboriú
De acordo com o colunista Leo Coelho, o show Irmãos, deito por Alexandre Pires e Seu Jorge, que estava programado para acontecer neste sábado (27), no Music Park, em Balneário Camboriú, foi cancelado por causa da chuva e dos ventos fortes que atingem a região. Segundo o depoimento do cantor Alexandre Pires, o vento derrubou parte dos equipamentos. Priorizando a segurança do público e de todos os envolvidos, a produção achou melhor transferir a data que será definida na próxima semana.
Itajaí
Segundo a Defesa Civil, Itajaí registrou pontos de alagamento e também um deslizamento de terra nos fundos de uma casa. O deslizamento ocorreu na Rua Videira, no bairro Fazenda, e a Defesa Civil foi acionada no local e orientou a população.
Os pontos de alagamento confirmados pela Defesa Civil são na Rua Ana Mafra Pereira, na Rua Palmir Francisco Dias e também na Avenida Contorno Sul, onde vários pontos ficaram alagados. Equipes estão de plantão distribuindo lonas e atendendo os chamados no telefone 199.
Blumenau
A Defesa Civil divulgou ocorrência de danos em vários pontos da cidade. Os mais afetados foram os bairros Ponta Aguda, Nova Esperança, Itoupava Central, Ribeirão Fresco, Fortaleza, Escola Agrícola, Tribess. Em algumas casas aconteceram infiltrações, além da queda de muros e de árvores e deslizamentos.
Brusque
Também foi registrado deslizamento em Brusque, no bairro Limeira Baixa. A Defesa Civil informou que apenas uma ocorrência foi registrada até até a tarde deste domingo, mas pede atenção e cuidado redobrado, principalmente para as pessoas que moram em área de risco.
Gaspar
A Defesa Civil de Gaspar informa que a cidade está em situação de alerta. Entre o começo da manhã de sábado (26) e a manhã deste domingo (27), já foram registrados 120 milímetros de chuva, causando deslizamentos em pontos da cidades.
Ao todo, já foram registradas 11 ocorrências pela Defesa Civil. São elas: deslizamentos, alagamentos em via pública e residência, quedas de árvores, deslocamento de rocha. Os bairros mais afetados são Margem Esquerda, Figueira, Belchior e Gaspar Mirim.
Rio dos Cedros
Em Rio dos Cedros, as aulas foram suspensas nesta segunda-feira (27) e algumas ruas foram totalmente bloqueadas por deslizamentos ou alagamentos. Confira as via bloqueadas.
Rio Herta – Totalmente interditada. Somente será liberada na segunda (28) – caminho alternativo é pela Rio Rosina ou Rio Milanês.
Rotatório Centro
Trevo São Bernardo
Dom Pedro II próximo à divisa
Avenida Tiradentes – (hospital)
São Bento do Sul
O prefeito de São Bento do Sul, Antonio Tomazini (PSDB), decretou estado de emergência no município devido aos estragos causados pela forte chuva. Segundo Tomazini, foram registrados 168 milímetros de chuva em 24 horas, o que seria equivalente a um mês inteiro de chuvas. A cidade já registrou ocorrências como deslizamentos, queda de muro e danos a residências.
Entre os principais pontos afetados com alagamentos e deslizamentos estão bairros como Cruzeiro, Centenário, Serra Alta, Rio Vermelho Estação e a localidade de Rio Natal.
Joinville
De acordo com a Defesa Civil de Joinville, foram registrados pontos de alagamento nos bairros Guanabara, Bucarein, Paranaguamirim e Centro. Por causa da chuva, a prefeitura de Jonville decidiu suspender a programação de Natal na cidade neste sábado.
Jaraguá do Sul
Em Jaraguá do Sul o volume de chuva ultrapassou 150 milímetros. Quedas de árvores foram registradas nos bairros Boa Vista, Rio Molha, Chico de Paula, Garibaldi e Jaraguá Esquerdo. A Via Verde teve o trânsito desviado pela rua Arthur Witthöft em função de um alagamento.
Guaramirim
Guaramirim registrou alagamentos em rodovias do município. A Defesa Civil afirmou que monitora a situação e alertou para a possibilidade de deslizamentos nas próximas horas.
Santo Amaro da Imperatriz
Em Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis, os bombeiros precisaram socorrer cerca de 30 pessoas que estavam ilhadas no bairro Vargem do Braço após a chuva forte.
Palhoça
Em Palhoça, na Grande Florianópolis, pelo menos uma casa teve parte do terreno interditado após um deslizamento de terra.
Alfredo Wagner
Em Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis, uma árvore caiu sobre o km 83 da BR-282. A queda não interrompeu o trânsito mas segundo a Defesa Civil, é preciso atenção redobrada na região.
Serra do Rio do Rastro
Houve registro de deslizamento de terra e quedas de blocos rochosos sobre a Serra do Rio do Rastro neste domingo (27). Segundo a Polícia Militar Rodoviária Estadual, alguns dos blocos foram retirados e outros estão na pista, por isso, é necessário cuidado redobrado ao passar pelo trecho.
Veja os municípios com risco de ocorrências:
Angelina
Antônio Carlos
Apiúna
Araquari
Ascurra
Balneário
Barra do Sul
Balneário Camboriú
Balneário Piçarras
Barra Velha
Benedito Novo
Biguaçu
Blumenau
Bombinhas
Botuverá
Brusque
Camboriú
Campo Alegre
Canelinha
Corupá
Doutor Pedrinho
Garuva
Gaspar
Governador Celso Ramos
Guabiruba
Guaramirim
Ilhota
Indaial
Itajaí
Itapema
Itapoá
Jaraguá do Sul
Joinville
Luiz Alves
Mafra
Major Gercino
Massaranduba
Navegantes
Nova Trento
Penha
Pomerode
Porto Belo
Presidente Nereu
Rio Negrinho
Rio dos Cedros
Rodeio
Schroeder
São Bento do Sul
São Francisco do Sul
São José
São João Batista
São João do Itaperiú
São Pedro de Alcântara
Tijucas
Timbó
Vidal Ramos