“Pico do verão” em SC será de temperaturas perto dos 40°C e semana de calor intenso
23 de janeiro de 2023Litoral Norte, Oeste e Vale do Itajaí são regiões que devem registrar maiores máximas
A semana será de calor intenso com temperaturas acima dos 30°C em várias regiões de Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil, esse será o “pico do verão”.
O meteorologista do órgão, Murilo Fretta, explica que o calor intenso não foge da normalidade esperada para a estação. A previsão é que as temperaturas altas se mantenham ainda nos primeiros dias de fevereiro.
— As temperaturas devem ficar altas, o que é normal para o verão. O dia deve ser de calor intenso com pancadas de chuvas ao fim do dia. Temporais típicos da estação — explica o meteorologista.
Todas as regiões do Estado devem enfrentar o calor, mas o Extremo Oeste, Oeste, Vale do Itajaí e o Litoral Norte devem registrar as maiores máximas.
Nessas regiões, as máximas devem ficar entre 33°C e 37°C durante todos os dias. No Extremo Oeste, podem superar os 38°C na terça (23), sexta (27) e sábado (28).
Com o calor e a presença da umidade, pancadas de chuva e temporais isolados com chuva pontualmente intensa podem ser observados entre a tarde e à noite.
O dia mais quente registrado nos últimos seis meses foi registrada em Criciúma, no Sul do Estado, em 12 de dezembro onde fez 39ºC.
Cuidados com o calor
Com a onda de calor intenso é preciso cuidados com a saúde. As principais orientações são beber bastante água, usar roupas leves e evitar a exposição ao sol.
Veja dicas de como se proteger
Beba pelo menos dois litros de água por dia;
Evite exposição direta ao sol. Mas, se precisar sair, não se esqueça de utilizar protetor solar. Também é importante reforçar a proteção com bonés, chapéus e óculos de sol;
Procure ficar em locais ventilados e capriche na umidificação do ambiente com bacias de água, toalhas molhadas ou umificadores de ar;
Evite a mudança brusca de temperatura, por exemplo, sair de um ambiente com ar-condicionado direto para exposição solar;
Evitar exposição solar das 10h às 16h;
Mantenha uma alimentação leve com frutas, verduras e legumes e baixa ingestão de sal e açúcares.
Com informações NSC Total