Reunião de Trabalho discute assistência religiosa no Hospital Regional do Oeste

Reunião de Trabalho discute assistência religiosa no Hospital Regional do Oeste

28 de fevereiro de 2023 Off Por Editor



  • A assistência religiosa é um direito assegurado por pacientes internados em qualquer instituição de saúde do Brasil. Esse tema foi debatido em Reunião de Trabalho, promovida pela Câmara de Vereadores de Chapecó, nesta terça-feira (28). Vereadores, representantes do Hospital Regional do Oeste e de entidades religiosas participaram do encontro, através de requerimento aprovado de autoria do presidente do Legislativo, vereador Fernando Cordeiro (PSC).

    No requerimento, o vereador justificou que há informações de que as instituições religiosas têm encontrado dificuldade no acesso ao hospital para prestação da assistência ecumênica. Alguns pastores tiveram a oportunidade de usar a palavra e relataram dificuldades de atender os pacientes em três pontos principais: definição de horários, datas e o tempo limitado de atendimento.

    O pastor Ricardo Bonfante, por exemplo, disse ser importante que as entidades religiosas possam ter acesso facilitado para oferecer assistências social e espiritual. Já o padre Cleber Pagliochi, lembrou que a movimentação de pastores é muito grande no HRO e chegou a divulgar um levantamento. “Somente em 2019, a direção do hospital nos informou que 800 pastores diferentes fizeram visitas na instituição”, revelou.

    O presidente da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, entidade que administra o HRO, Reinaldo Lopes, destacou a importância da assistência religiosa aos pacientes, mas que o hospital apresenta normas para garantir um bom atendimento. “Precisamos discutir regras, já que existe necessidade de limitar a presença de pessoas na instituição. Por dia, passam pelo local cinco mil pessoas, entre pacientes, funcionários, médicos e visitantes”, contou.

    O vereador Fernando Cordeiro, sugeriu que cada representante de entidade religiosa presente no encontro, indicasse um membro. “A intenção é que uma reunião com os religiosos seja feita com a direção do hospital e com a coordenação da Pastoral Ecumênica para definir regras e homologar essas assistências religiosas na instituição”, completou.

    Áudio do vereador Fernando Cordeiro sobre a Reunião de Trabalho

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    Com informações Assessoria CMC